FELIZ DAQUELE QUE FAZ O QUE AMA... EU FAÇO!!! 22 ANOS DE EXPERIÊNCIA E ENTUSIASMO DO PRIMEIRO DIA!!!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Música na Escola...

Até agosto de 2.011 todas as escolas públicas e particulares deverão contar com o ensino de música em sua grade de disciplinas. Isso está previsto na Lei 11.769, de 18 de agosto de 2.008, que alterou outra Lei, de número 9.394, de 20 de dezembro de 1.996 (LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação).
O texto torna obrigatório o ensino musical nas escolas, sem que haja necessidade de formação específica do professor, visto a música ser uma prática social e que no Brasil existem diversos profissionais atuantes nessa área sem formação acadêmica ou oficial em música e mesmo assim são reconhecidos nacionalmente.
Segundo Helena de Freitas, coordenadora-geral de Programas de Apoio à Formação e Capacitação Docente de Educação Básica no Ministério da Educação: “A lei não torna obrigatório o ensino em todos os anos, e é isso que será articulado com os sistemas de ensino estaduais e municipais. O objetivo não é formar músicos, mas oferecer uma formação integral para as crianças e a juventude. O ideal é articular a música com as outras dimensões da formação artística e estética.”
O MEC recomenda que, além das noções básicas de música, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, os alunos aprendam cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para, assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil.
A música é um poderoso instrumento para beneficiar o sistema educacional, pois além de proporcionar educação ao aluno, através da história da música, seu contexto político, geográfico e cultural, o ensino em prática, como o canto e conhecimento sobre os instrumentos, propicia um melhor desenvolvimento cognitivo da criança. Acredito que sendo a Educação Musical obrigatória e presente em todas as escolas, com certeza a Educação no Brasil vai melhorar muito, por isso a necessidade de implantarmos um projeto permanente na nossa Escola.
Em função disso, hoje iniciei nas duas Escolas em que trabalho, o Projeto Música na Escola. 
Iniciei descobrindo as músicas preferidas de meus alunos (pedi que listassem as cinco preferidas).
Depois apresentei para eles a letra da música Frère Jacques, informando-lhes que era uma canção de ninar francesa.
No mapa mundi localizamos onde estávamos (cidade, estado, país e continente).
Também apontei onde ficava a França, país de origem da música e para minha surpresa, muitos deles sabiam a capital e o continente em que fica.
Para compararem, coloquei a versão em português e juntos cantamos.
Rapidamente eles reconheceram a melodia da canção "Meu lanchinho", que muitos aprenderam ainda muito pequenos.
Apresentei para eles outra versão: "Os dedinhos" da Eliana.
Depois disso realizamos a apreciação musical de uma gravação da música Frère Jacques.
A versão além da orquestra, também é cantada e bem animada.
Foi um sucesso!!!
Meus alunos adoraram!!!
Depois cantamos a música em uníssono e cânone.
As crianças amaram!!!
Atentos, eles encantaram-se com a possibilidade de cantar uma música numa outra língua (francês), de uma forma bem dinâmica (cânone) e ainda por realizarem a apreciação musical de um estilo de música diferente do que estão acostumados a ouvir.
Hoje foi a 1ª parte deste projeto que pretendo realizar durante todo o 2º semestre deste ano.
Muitas ideias já foram colocadas no projeto inicial, mas a julgar por hoje (o envolvimento e encantamento de meus alunos), um universo de possibilidades está a nossa frente!!!


Frère Jacques

sábado, 28 de agosto de 2010

Corrente do Bem... Bolsa da Leitura...

A partir da ideia da Profe Thaís, fiz algumas adaptações para a minha série e, junto com meus alunos, criamos a Bolsa da Leitura.
São duas sacolas com motivos infantis que estão "recheadas" com 10 livros próprios para a idade deles. Diariamente eles levarão para casa e escolherão um para ler, de preferência em contato com a família, pois ler em conjunto é uma maneira de reforçar os laços que já os unem... Será a possibilidade de dar uma parada na correria do dia a dia para ouvir o que as crianças têm para contar e compartilhar momentos de puro encantamento, magia e felicidade!!! 
Além disso, criamos o Diário da Bolsa da Leitura, onde cada aluno irá fazer um resumo do que leu e dar a sua opinião sobre o livro.
 Claro que nossos pais também irão participar!!! No final do diário tem um espaço para eles, onde darão as suas opiniões sobre esse Projeto.
Acredito que com essa atividade conseguirei "encantar" meus alunos para o mundo da leitura e escrita e proporcionar momentos de envolvimento para toda a família.
Pelo brilho que vi nos olhos dos meus alunos e a vontade que todos tiveram de levar os livros para casa, acredito que este projeto vai ser um sucesso!!!
Tivemos que realizar um sorteio para definirmos quem levaria a Bolsa no 1º dia!!! Laurem e Kellen... Tinham que ver a vibração de alegria de ambas!!!
Gostaria de parabenizar a generosa atitude da Kellen, que cedeu sua vez para uma colega, a Sabrina, que mesmo doente, mas comprometida com o grupo dela, não quis faltar à aula, mesmo tendo sido dispensada por mim. Que solidariedade com a colega!!! A turma entendeu que a Sabrina por estar doente teria menos oportunidade de fazer coisas diferentes no final de semana e por isso aproveitaria ainda mais a novidade.
Amo quando meus alunos superam suas dificuldades e insistem em estarem presentes na Escola. Sem contar quando demonstram gestos solidários como os de ontem... Preocupados com o bem-estar da colega. Numa outra definição surgida entre eles, entenderam que já que a Kellen abriu mão da sua vez para o bem de uma colega, será a próxima a levar a Bolsa na segunda-feira.
 Que orgulho dos meus "pequenos"!!! Solidários, autônomos, cheios de opiniões!!! Tudo isso me faz compreender que estou no caminho certo, que meus esforços para tornar a sala de aula um lugar prazeroso estão surtindo efeito. Que bom!!! É um incentivo para fazer mais e fazer melhor!!!
Esta postagem está em construção... Nos próximos dias escreverei sobre o retorno da Bolsa e as opiniões de alunos e pais...

Admiração por colegas...

Nos últimos dias tenho ficado muito feliz com o trabalho de algumas colegas!!!
 Sei que todas nós fazemos nossas atividades em sala de aula, mas acredito que precisamos compartilhar com os demais. Sempre defendi a ideia de que é fundamental mostrar o que se faz, por diversos motivos: valorização do teu trabalho (Por que não???) e do teu aluno (Principalmente!!!)... Numa exposição de trabalhos é o teu aluno que está lá, ele é a vitrine do teu trabalho. Quantas horas ele precisou de estudo e preparação para chegar ali e expor tudo o que aprendeu e realizou na Escola??? Como eles se sentem felizes em demonstrar tudo o que sabem e contam orgulhosos quantas pessoas os ouviram. Por isso numa Mostra de Trabalhos faço questão de passar em todas as bancas, ouvindo o que os alunos têm para contar. Eles se sentem valorizados e já me confessaram que adoram explicar para professores, pois sabem que provavelmente o profe já conhece aquele assunto, um motivo a mais para eles mostrarem todo o seu conhecimento.
Mas a exposição dos trabalhos gera o que chamo de "Corrente do Bem". No momento que eu vejo o que o meu colega está fazendo, isso me dá novas ideias para adaptar a minha realidade.
Foi o que aconteceu essa semana. A Profe Thaís, a quem admiro e respeito, me contou sobre um Projeto que está desenvolvendo com seus alunos, os queridos do 1º ano... A Sacola do Choco... UM AMOR!!!
Choco é um pintinho órfão que busca uma nova mãe. A história é linda e maravilhosa foi a ideia da profe Thais em produzir um Choco. Encomendou um bichinho de pelúcia a partir da ilustração do Choco no livro. Ficou lindo!!! Mas tem muito mais... Criou uma sacola com livrinhos, que chamaram de Sacola do Choco... Cada dia um aluno leva a Sacola para sua casa com o Choco, os livros e um diário, onde é proposto que os pais leiam um livrinho para seus filhos e que tratem o "visitante" com muito cuidado, porque é um novo amiguinho... Imaginem o sucesso!!! Li o relato de uma mãe que conta que toda a família compartilhou esse momento de leitura e que o Choco "ouviu" com atenção e participou de todas as atividades da família, inclusive jogando videogame!!! Ah!!! Essa família tirou até fotos para registrar a visita do Choco!!! Nossa, que trabalho maravilhoso!!! Fiquei encantada com a riqueza de possibilidades e, desde que soube, sou a "propagandista" número 1 da Profe Thaís, que sempre enxerguei ser capaz de maravilhas como essa!!! As crianças estão ansiosas para levar o Choco para suas casas, mas também por esse momento de entrosamento familiar que a leitura vai proporcionar. Profe Thaís, parabéns pela tua ideia e tenhas certeza que  irá multiplicar-se. Como acredito que todas as ideias boas devem ser socializadas e imitadas (Por que não???), já fiz uma adaptação para a minha série e junto com meus alunos criamos a Bolsa da Leitura. Mas isso é assunto para outra postagem. Aguardem!!!
Da mesma forma gostaria de parabenizar a Profe Solange pela iniciativa de proporcionar momentos únicos para a galera da 8ª série e Ensino Médio. A Profe Solange após trabalhar em sala de aula com vários textos do Davi Coimbra, reuniu seus alunos e os levou até a redação da Zero Hora para entrevistar o autor. Imaginem a maravilha desse trabalho!!! Contato direto com o autor... Ouvir da boca dele o que ele quis passar com aquele texto... Que incentivo à leitura!!! Que descoberta de um mundo novo!!! Quantos alunos não saíram de lá decididos em estudar mais para também trabalharem num universo assim??? Profe Solange, parabéns pelo teu trabalho e a iniciativa de oportunizar aos teus alunos atividades diferenciadas.
Cito essas duas colegas, porque fiquei sabendo de seus trabalhos nos últimos dias, porque elas mostraram o que fizeram e porque acredito exatamente nesse tipo de trabalho. Emocionar meus alunos através de atividades diferentes... Fazer com que meu aluno queira vir para a Escola, porque é um lugar em que sempre acontecem coisas novas!!!
Parabéns novamente e que a "Corrente do Bem" se propague em todas as Escolas...

Ah!!! As fotos abaixo mostram os meus alunos entregando livrinhos para a Profe Thais e seus aluninhos do 1º ano... 
Contribuição com a Sacola do Choco e incentivo a esse trabalho maravilhoso!!!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Oficinas de Folclore no Érico...


. "Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou." (Marcelo Xavier).

No Brasil, o dia do folclore é comemorado em 22 de agosto. Nosso folclore é um dos mais ricos do mundo devido à contribuição dos povos que ajudaram a construir nossa nação, como índios, africanos e europeus. Dessa mistura nasceram histórias e personagens fantásticos que povoam a nossa imaginação.
A Escola deve desenvolver atividades pedagógicas em torno do folclore, com o objetivo claro do resgate das nossas raízes, sem esquecer que folclore não é só passado. Ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
Numa época em que as famílias têm tão pouco tempo para seus filhos, nós educadores precisamos contribuir na formação de cidadania e de nacionalidade do nosso aluno, aproveitando o rico e variado mundo do folclore para valorizar a nossa cultura.

Acreditando nisso, no dia 23 de agosto, segunda-feira, realizamos no Colégio Érico Veríssimo as Oficinas de Folclore. Tudo muito simples, mas com o objetivo de resgatar e valorizar manifestações da nossa cultura através da prática de atividades que já estão esquecidas. 
Num primeiro momento meus alunos deveriam apresentar um teatro de fantoches com as lendas do nosso folclore. Eles leram as histórias e depois reescreveram transformando num texto próprio para teatro. As apresentações foram muito legais! Apresentaram Lobisomem, Saci e Cuca, Boitatá, Curupira e a Passageira Fantasma. Através de votação escolhemos dois grupos para apresentarem seus trabalhos no dia do evento. A partir disso definimos as oficinas que seriam realizadas:
* Teatro de fantoches;
*Cantigas de Roda;
*Brincadeiras Infantis;
*Amarelinha.
Conversa com colegas profes, aprovação da ideia, projeto desenvolvido... 
Chegou a hora!!!! Meus alunos agruparam-se e definiram as oficinas que gostariam de desenvolver.  Todos muito participativos e dispostos a compartilhar!!!  
 Todas as turmas do CAT (Currículo por Atividades) participaram!!! Meus alunos eram os monitores!!! Quanta responsabilidade!!! Estavam eles lá, identificando-se, colocando suas propostas, seus objetivos, verbalizando suas ideias, compartilhando o que sabiam e gerenciando as atividades... Que orgulho!!! Meus "pequenos" eram jovens professores... 
Os colegas profes das turmas das séries iniciais (Obrigada a todos!!!) estavam presentes, preparando seus alunos para a atividade e dispostos a contribuir, a renovar, a partilhar, a serem felizes!!!! 
Que momentos lindos!!! Os profes "brincando" com seus alunos, jogando o "Pirulito", "Escravos de Jó", pulando Amarelinha ou brincando de Cantigas de Roda... 
Fiquei muito feliz em ver o envolvimento de meus alunos, dispostos a interagirem com todos... 
Muito gratificante ver os alunos da 4ª série preocupados em compartilharem esse momento com os outros colegas de todos os anos e séries... Solidariedade, paciência, dedicação!!!
Momentos únicos e mágicos... Muita alegria e aprendizado...
 Crianças e profes felizes com mais essa experiência!!!

domingo, 22 de agosto de 2010

Mostra Literária no Alice de Carvalho...

No dia 21 de agosto, sábado, aconteceu mais uma Mostra Literária na E.M.E.F.Profª Alice de Carvalho. Um grande evento que mobilizou toda a comunidade escolar para valorizar a produção de textos, leitura e todo o universo que essas práticas podem nos trazer. Professores envolvidos e alunos motivados para o trabalho. Muita coisa boa para mostrar!!! Todos os trabalhos estavam lindos, mas fiquei encantada com a participação de uma menina da 5ª série (ÉVELIN), aluna da professora Cláudia, que deu um show falando sobre o Egito. Fiquei emocionada com o seu envolvimento na atividade!!! Também achei o máximo o texto do Lucas, aluno da profª Glória, que está representando a Escola nas Olimpíadas de Português. Não posso esquecer um grupo de alunos da 8ª série que apresentou um maravilhoso teatro de fantoches com a história Era uma vez... Linda a apresentação de alunos dos anos iniciais cantando uma música sobre o ciclo da água sob a coordenação da profª Dani. Os pequenos alunos do 2º ano das professoras Simone e Roberta, autografando seus primeiros livros, mostravam o orgulho em também fazerem parte deste novo universo da escrita. A sala de leitura, com a profe Syl, era mais um espaço que achei fantástico e que proporcionava aos nossos pequenos leitores praticarem esse maravilhoso hábito. Claro, os meus alunos também estavam lá, apresentando os relatos dos principais passeios de estudo que fizemos durante o ano, pois afinal toda saída, além do conhecimento adquirido, gera muita coisa para contar!!!Nossa!!! São incontáveis os trabalhos maravilhosos que fizeram parte desta Mostra e todos os professores estão de parabéns pela participação e dedicação. Isso reforça, no meu entender, a importância dessas atividades para o aluno sentir-se envolvido e orgulhoso em mostrar o que fez e o que sabe. Isso é vestir a camiseta e retorna em respeito à Escola, professores e funcionários e dedicação ao estudo. Neste momento de transição, parabéns à Equipe Diretiva, que a partir de agora conta com uma nova integrante, a profª Daniela Abreu. Boa sorte nessa nova caminhada, profe Dani. Conte sempre comigo, com meus alunos e pais, mas tenhas certeza que o 1º evento sob sua coordenação e da profe Rosana foi um sucesso!!!Parabéns!!!! 


São Leopoldo...Estudando a imigração alemã...

No dia 19 de agosto realizamos o passeio a São Leopoldo, planejado desde o início deste blog. Foi um dia intenso, de muito aprendizado e muita vivência... Exatamente o que acredito!!! Meus alunos tiveram a oportunidade de ver de perto tudo o que durante semanas foi trabalhado em sala de aula. Fiquei muito orgulhosa deles!!! Demonstraram muito conhecimento e atitudes de quem está acostumado a realizar atividades diferenciadas, o que causou espanto inclusive aos monitores dos lugares que visitamos. É nisso que acredito!!! Uma criança que tem essas experiências sabe portar-se em qualquer lugar, demonstrando respeito e sendo capaz de fazer interações com seus mediadores de forma crítica, inteligente e construtiva. Não posso esquecer de agradecer a presença da Jany, guia de turismo que nos acompanhou durante todo o dia e contribuiu muito para o sucesso deste projeto. Na despedida, as crianças entregaram cartões e um "mimo" em agradecimento a toda a sua dedicação. Foi um dia inesquecível para meus alunos e para mim!!!
Lugares que visitamos:
*Estação São Leopoldo do Trensurb;
*Museu do Trem (Visita monitorada pela Gisele, que deu um show de competência!!! Lá meus alunos puderam inclusive entrar nos vagões...A Claudia, coordenadora do Museu, também veio nos prestigiar e conhecer meus "pequenos"!!!);
*Centro Histórico da cidade (Visita guiada pela Jany. Conhecemos o Colégio São José, a Rodoviária, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, a Praça Tiradentes, a Prefeitura Municipal, a Praça do Imigrante, a Câmara Municipal...O trabalho da Jany foi maravilhoso!!!);
*Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (Fomos atendidos pela Camila, assistimos vídeos e a Jany continuou a apresentação do lugar);
*Parque da Imperatriz (Um lugar lindo que a Jany nos indicou!!! Fizemos o piquenique de almoço, as crianças brincaram na pracinha e mais tarde fizemos uma trilha ecológica com o monitor Lucas, que nos levou até a margem do Rio dos Sinos, no lugar onde é captada a água para ser tratada pelo SEMAE.);
*Casa do Imigrante (Outro lugar maravilhoso, cheio de história, onde fomos recepcionados pelo profº Marcos, que guiou nossa visitação);
*Instituto Martim Pescador (O ponto alto do passeio!!! Uma hora e meia navegando numa sala de aula flutuante pelo Rio dos Sinos, guiados pelo Wesley, que deu um show de conhecimento e interação com as crianças!!! Parabéns!!!) 
São Leopoldo, uma cidade linda que tem muita história para contar!!!
Obrigada a todas as pessoas que tornaram esse dia tão especial para meus alunos e para mim!!!


div>






quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Preparando para o passeio de amanhã

Hoje foi dia de preparação!!! Seminário em aula revisando o que já haviam aprendido sobre a imigração alemã. Perguntas, trocas de ideias, revisão...meus alunos demonstraram muito conhecimento!!! Depois apresentei para eles o que sempre faço antes dos nossos passeios: uma mostra de imagens dos lugares que visitaremos. Para cada local que visitaremos conto um pouco da história e falo de curiosidades. Acredito que desta forma contemplo aqueles que não irão ao passeio e aguço a curiosidade dos que estarão lá. Todos estão muito ansiosos!!!!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sala Verde

Mais uma vez fiquei muito orgulhosa de fazer parte do quadro de professores do município de Alvorada!!! Atendendo a um pedido meu, compareceram hoje nas duas escolas que trabalho, os colegas Marco e Tatiani do Centro de Educação Ambiental Sala Verde Lígia Rockenbach. Como quinta-feira realizaremos o passeio a São Leopoldo e lá as crianças conhecerão o trabalho desenvolvido pelo Instituto Martim Pescador, pedi aos colegas que fizessem uma palestra para meus alunos sobre as questões ambientais que envolvem o Rio dos Sinos. NOSSA!!! O pessoal deu um show de competência!!! Uma apresentação tratando sobre poluição, Rio dos Sinos, fauna e flora da região, sem deixar de mostrar a realidade da nossa cidade. Trouxeram imagens encantadoras como a nascente do rio dos Sinos em Caraá e a dura realidade de um grande desastre ambiental que lá aconteceu em 2.006. Mostraram a beleza do pássaro Martim Pescador e o resultado da ação do homem em lugares tão próximos nossos. Fizeram questionamentos que levaram a gurizada a pensar e refletir como seres humanos podem fazer tão mal ao planeta. Lançaram um desafio para que todos os meus "pequenos" tornem-se "detetives da natureza", buscando fiscalizar e contribuir para que as famílias também ajudem a preservar o meio ambiente. Tudo isso numa linguagem clara, acessível e com bom humor...tudo perfeito para o entendimento das crianças. Foram momentos de muito aprendizado. Só me resta agradecer imensamente a grandiosa contribuição que vocês, Marco e Tatiani, prestaram na construção do conhecimento de meus alunos. Que bom poder contar com profissionais tão competentes, com tanto conhecimento e tão dispostos a compartilhar o seu saber!!! Que orgulho que tenho de tê-los como colegas!!!



sábado, 14 de agosto de 2010

Apresentação do Dia dos Pais no Érico Veríssimo

No dia 13 de agosto, realizamos a Apresentação para o Dia dos Pais. O evento iniciou com a fala do Diretor Marcos, que ressaltou o desejo de transformar esse dia na comemoração ao dia da Família, exatamente o que eu já havia feito com a minha turma. Em função de diversas situações familiares na minha turma, resolvemos meus alunos e eu, transformar essa apresentação em uma grande homenagem às famílias e foi o que fizemos!!! A apresentação dos meus "pequenos" foi um agito só!!! A música Pai, quero ser igual a você num ritmo bem dançante provocou entusiasmo na gurizada e no refrão eles agitaram no palco!!!rsssss....A intenção era esta!!! Para muitos esta data é triste, por diversos motivos... Então vamos transformá-la numa grande festa!!! Afinal temos muito o que comemorar!!! Viva a vida e a família que temos!!! Todo o evento foi muito bonito e as apresentações estavam lindas!!! Com certeza as famílias saíram emocionadas da Escola e as crianças orgulhosas do seu desempenho!!! Parabéns aos profes, que mais uma vez se mobilizaram para que essa atividade acontecesse!!!


Aniversário da Diretora

No dia 13 de agosto, a diretora da Escola Alice de Carvalho, profª Rosana, estava de aniversário. O grupo de colegas resolveu organizar um almoço de confraternização. Na correria entre um turno e outro ou entre uma escola e outra, tivemos a oportunidade de celebrarmos um dia especial junto a essa colega, mas principalmente tivemos a oportunidade de interagirmos entre nós, de forma descontraída e tão necessária!!! Acho louvável a ideia e gostaria que acontecessem mais vezes, pois todos os grupos precisam de momentos seus (e só seus!!!), longe dos cadernos e notas, para reforçarem os laços!!! Parabéns, profe Rosana!!!
Obs.:A postagem em vermelho é em tua homenagem...rssss....Ah!!!Eu não apareci nas fotos, porque era a fotógrafa!!!

Alice de Carvalho vai ao Circo

No dia 13 de agosto, os alunos da Escola Profª Alice de Carvalho foram ao Circo Vargas. Momentos de muita expectativa antecederam o passeio, pois circo sempre nos traz lembranças de alegria e magia. Não foi diferente!!! Num espetáculo de quase duas horas, o Circo Vargas deu um show de variedade, qualidade e competência no que faz. A variedade dos números que foram apresentados e a perfeita sincronia na passagem de um para outro, transformou a nossa manhã, num momento de encantamento!!! Basta ver os rostinhos de nossos alunos perplexos e encantados com tudo que viam...Circo é um patrimônio cultural que precisamos cultivar e proporcionar que nossos alunos conheçam...
Pesquisando pela internet, encontrei um texto que acredito valer a pena conferir:


A importância do circo como patrimônio cultural brasileiro é maior do que se imagina. A história do teatro, da música, dos discos e do cinema passa pelo picadeiro


Benjamin de Oliveira é um ilustre desconhecido em todo o nosso País. Nasceu em 1870. Negro, filho de escravos e artista a partir dos 12 anos. Este é o personagem abordado pelo livro “Circo Teatro: Benjamin de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil”, da doutora em história Ermínia Silva. A obra foi lançada na última quinta-feira, em Arneiroz, dentro da programação do III Festival dos Inhamuns. Ao pegar na “mão” do seu personagem, a autora percorre o universo circense no Brasil nos séculos XIX e XX. Depois de anos de pesquisa, ela chegou a conclusão de que o circo é um dos mais importantes veículos da produção cultural brasileira.
Até os anos 50 e 60, conforme a autora, só o circo conseguia chegar a todos os municípios do país. “O teatro, o cinema e o rádio não conseguiam isso. E os espetáculos circenses eram completos: tinham música, dança, teatro, acrobacias, mágicas, animais. Era uma festa”, avalia. Benjamin de Oliveira (1870 - 1954), segundo Ermínia, foi um dos mais completos e importantes artistas circenses brasileiros. “Com o Benjamin, eu descobri um circo que poucos conhecem, aquele que, de fato, faz parte da história da produção cultural do país. Não se pode contar a história do teatro, da música, dos discos e do cinema sem falar no circo”, sentencia a pesquisadora.
Ela lembra que um dos três primeiros filmes rodados no país foi feito dentro do circo Spinelli, que chegou ao Rio de Janeiro em 1905. “O filme mostrava uma peça encenada por Benjamin. Era uma adaptação da ópera ‘O Guarani’, de Carlos Gomes”, informa. Segundo a autora, junto com outros circenses, Benjamin foi um dos primeiros a gravar discos no Brasil. “Eles são pioneiros na produção e divulgação da música popular brasileira”. O grupo, conforme Ermínia, ainda foi responsável pela adaptação teatral, dentro do circo, de boa parte da literatura brasileira do Século XIX.
 A autora lembra que, na época, os analfabetos não eram bem vistos dentro do circo. “Ler, escrever e saber matemática faziam parte do significado de ser artista”.O processo de ler e escrever podia se desenvolver no próprio circo, como aconteceu com Benjamin. “Ele procurou aprender com os grandes mestres tudo o que se faz no picadeiro”. Com o tempo, Benjamin passou a fazer teatro, a cantar, tocar violão e assim foi se transformando até se tornar um produtor cultural. “Mas ele não inventou o teatro no circo, como muitos pensam. O que aconteceu é que, junto com outros circenses, ele conseguiu atingir o jornal, principal veículo de comunicação da época”.
A partir da década de 50, na avaliação da historiadora, as famílias circenses já não viam tanto futuro para seus descendentes dentro do circo. “Houve uma mudança. Os artistas preferiam que seus filhos estudassem em uma escola convencional e não no circo. Há décadas, o mundo está dentro de um processo de transformação em que a valorização social passa pelo diploma dos bancos escolares. Isso também chegou ao circo”, diz. Mas, segundo ela, com o surgimento das escolas especiais e dos projetos sociais que usam a linguagem circense como ferramenta pedagógica, o circo voltou a ser valorizado e passou para outro patamar.
Espetáculo de entretenimento
O circo como se conhece hoje, dito moderno - para diferenciar dos circos gregos e romanos -, nasceu no final do século XVIII, na Inglaterra. “É resultado da união de membros da Real Cavalaria Inglesa, com artistas de rua, do teatro, da dança. Ser artista circense significava dominar várias linguagens. Eram artistas completos – atores, acrobatas, dançarinos”, comenta. Só no início do Século XIX, conforme Ermínia, é que estes espaços de apresentação passaram a se denominar circo. Mas a autora estabelece muitas diferenças entre o circo moderno e o circo de gregos e romanos. “O moderno apresenta um espetáculo de entretenimento e não de jogos, nem de morte, como acontecia em Roma, por exemplo”.Ela diz que o circo chegou no Brasil no início do século XIX. “O primeiro registro é de 1930. Mas antes disso, em 1810, pesquisadores argentinos já registravam a presença de circos brasileiros em Buenos Aires”. O circo, segundo a autora, não nasce na lona, mas em espaço físico feito de alvenaria e madeira. Por conta disso, passavam muito tempo no mesmo local. No início, eram denominados circo de cavalinhos. “Se não tivesse cavalo não era considerado um bom circo. Os cavalos também eram importantes para transportar os equipamentos. Alguns eram usados como tração, para puxar as carroças, outros eram montados”, conta..
Herança
Ermínia Silva é professora do Centro de Formação Profissional em Artes Circenses (São Paulo), uma das principais escolas de circo do país. O livro que acaba de lançar é fruto da sua tese de doutorado, realizado na Unicamp. Ermínia faz parte da quarta geração de circo no Brasil. “Costumo dizer que tenho uma relação cromossômica com o circo. Com menos de um mês, já estava nas barracas”, informa. A autora descende da família Wassilnovich, que veio para o Brasil na segunda metade do século XIX – ao chegar aqui, o sobrenome Wassilnovich virou Silva.(http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=478252)

Programa Formação OSPA

No dia 12 de agosto participei de mais uma formação do POEMA, Projeto OSPA de Educação Musical Aplicada. Desta vez a professora foi a Dra. Maria Cecília de Araújo Torres. O assunto era Projetos de Música na Escola: Planejamento e Execução. Como previsto, a aula foi bem prática e saí de lá com mil ideias que em breve colocarei em prática. Para mim, esses são os melhores cursos, aqueles que trazem possibilidades reais para o aprimoramento do nosso trabalho, dentro do que temos nas nossas escolas. Adorei!!!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dia do Estudante

O dia 11 de agosto começou em ritmo de festa, afinal era o dia do estudante! No dia anterior os alunos do Érico já haviam preparado cartões para os amigos do Alice parabenizando pela data e comentando sobre a importância de ser estudante. O início da aula foi uma surpresa!!! Eles ficam encantados quando recebem notícias de seus colegas e ansiosos para novos contatos e encontros. Por eles, o intercâmbio aconteceria todas as semanas. Também ficam super curiosos querendo saber se o amigo vai no próximo passeio e vibram se descobrem que irá...É muito gratificante ver que estamos conseguindo construir essas amizades, fortalecendo vínculos de união e carinho, quando no início meu objetivo maior era incentivar a produção de textos de uma forma diferente.
A alegria dos alunos do Érico ao receberem os cartões não foi diferente. Todos ansiosos e felizes com o carinho dos seus amigos. Mas no Colégio Érico Veríssimo, até por uma questão de termos mais tempo, havíamos pensado numa atividade diferente. No início da semana propus para os colegas professores dos anos e séries iniciais e direção da escola que fizéssemos, após o recreio, oficinas com atividades de recreação. Atividades simples, em forma de circuito, com duração de quinze minutos cada, mas com o objetivo claro de festejar esta data tão importante para nossos alunos. Todos apoiaram a ideia!!! Projeto feito... A Profe Thais ficou responsável pela oficina de massinha de modelar, a Profe Rúbia com a dança, o Profe Antônio com a pintura com têmpera, a Profe Marta com o teatro de fantoches (dois grupos de alunas minhas apresentaram "Patinho Feio" e "Chapeuzinho Vermelho") e eu na pracinha. Tudo muito simples, exatamente como acredito, mas feito com carinho e boa vontade! Vontade de ver o entusiasmo deles participando das oficinas e ansiosos em descobrir o que fariam na próxima, felizes em celebrar uma data que talvez hoje eles ainda não tenham a real dimensão da importância que tem, mas que nós enquanto educadores precisamos valorizar. Foi um dia muito feliz!!!
Para aprendermos um pouquinho mais sobre a origem do Dia do Estudante...



"No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de Ciências Jurídicas e Sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927."











domingo, 8 de agosto de 2010

Festinha de despedida para a Profe Leila...

Na quarta-feira, dia 4 de agosto, nossa turma preparou uma festinha de despedida para a Profe Leila que na semana que vem estará viajando para o Rio de Janeiro. Ela participará do Curso de Qualificação para Professores na área da Deficiência da Visão, promovido pelo Instituto Benjamin Constant, no período de 16 de agosto a 25 de novembro. Uma oportunidade ímpar, que por merecimento, ela conseguiu alcançar. Fico muito feliz em ver esta colega e amiga querida alçando voos na expectativa de aprender sempre mais e de se qualificar, quando seria tão mais cômodo permanecer com o que já é conhecido. Não ter medo de mudar e a certeza de que é capaz fazem a diferença para todo aquele que ama o que faz e está disposto a sempre melhorar!!! Vai, Profe Leila, guerreira como sempre, desbrava um universo novo, aprende muito e compartilha conosco o teu saber! Mas volta logo, porque com certeza farás muita falta por aqui!!!




sábado, 7 de agosto de 2010

Formação no Érico...

Na sexta-feira, 06 de agosto, o grupo de professores e funcionários do Colégio Estadual Érico Veríssimo teve mais um momento de formação. Contamos com a presença do profº Gilson de Almeida Pereira durante todo o dia, que muito contribuiu para que fizéssemos uma reflexão da nossa prática docente. Foram momentos descontraídos e ricos em técnicas, onde o professor apresentou contribuições práticas de como podemos ensinar com prazer. Fiquei orgulhosa em fazer parte da "Grande Família Érico Veríssimo", que está investindo na formação continuada de sua equipe. Parabéns a todos que organizaram o evento!!!








sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Projeto POEMA

Ontem participei da Oficina de Apreciação Musical do Projeto POEMA, que foi realizada no Santander Cultural. Lugar lindo e assunto riquíssimo! Essa Oficina é a primeira parte de outros cursos que serão realizados  no mês de agosto.  O Projeto OSPA de Educação Musical Aplicada- POEMA consiste em um Projeto Educacional que tem como objetivo promover o aprimoramento musical e pedagógico de professores e , ao mesmo tempo, difundir a música de orquestra nas escolas. A formação foi ministrada pela Profª Dra. Cristina Rolim Wolffenbüttel, que tornou a tarde de ontem muito enriquecedora, de muito aprendizado, partilha, prática e diversão. Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido e pelo brilhante projeto, que possibilita que nossos alunos tenham a oportunidade de assistir aos Concertos Legais da OSPA. Acredito que a escola deve oportunizar atividades como essa para seus alunos, aprimorando seu gosto musical, possibilitando o seu enriquecimento cultural e, sobretudo, trazendo alternativas para o tipo de música que eles escutam no seu dia-a-dia e divulgado tão fortemente pela mídia.



Compartilhando saberes...

Uma das minhas alegrias neste retorno às aulas foi ouvir de quatro dos meus alunos que eles refizeram a visita aos pontos turísticos de Porto Alegre (passeio de estudos que fizemos em abril), junto com suas famílias. Contaram com orgulho, que mostraram para os seus tudo aquilo que já haviam visto comigo. Não tinham dúvidas em dizer que havia sido a melhor parte das férias! Também uma das mães veio fazer o relato que isso acontecera, contando emocionada que ela, o marido e uma das filhas conheceram lugares novos acompanhados pela filha menor, que é minha aluna, que foi a "guia", dando um show de conhecimento. Que emoção!!! Exatamente o que proponho sempre para eles, tanto para as crianças quanto para os pais. Explico que eles (os alunos) devem ser multiplicadores de tudo aquilo que estão aprendendo na escola, pois os pais muitas vezes não tiveram essa oportunidade, mas que eles devem partilhar esse conhecimento. É o que eu acredito! É por isso que trabalho e me disponho a estar sempre fazendo novas atividades. Entendo isso como a possibilidade de atingir o maior número de pessoas, dentro das famílias e da sociedade, realmente compartilhando saberes... Hoje foram quatro alunos, poderia ter sido um (já teria sido válido), mas acredito que amanhã poderão ser todos!!!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Volta às aulas

Na segunda-feira, dia 02 de agosto, voltamos às aulas, meus alunos e eu, cheios de novidades para contar e expectativas para o novo semestre. As demonstrações de afeto, tão comuns entre nós, estavam ainda maiores, parece que represadas pela saudade. Não esperaram eu chegar onde sempre os encontro e vieram em minha direção, ansiosos em me abraçar. Que coisa boa!!! Que alegria sentir-se tão querida por pessoas tão especiais quanto eles!!!
Em sala de aula todos tinham o que contar e por isso propus que formassem duplas livremente e realizassem uma entrevista com o seu colega, tentando descobrir o máximo de informações sobre as suas férias. Foi um sucesso!!! Exatamente o que queriam!!! Afinal não faltavam coisas para contar!!!
Depois de um tempo, cada dupla precisava apresentar para toda a turma o que o colega havia feito nas férias com detalhes e, de preferência, sem intervenção do entrevistado.
Esta atividade simples, como todas as coisas que faço e acredito, foi ótima para trabalhar as questões de oralidade, desinibição, sequência temporal e tantas outras coisas e nos rendeu momentos de muita alegria e descontração em sala de aula!!!!
Temos muitos projetos a serem desenvolvidos neste semestre, muitas ideias a serem trabalhadas, muita coisa boa para acontecer...Aguardem!!!
Desejo um segundo semestre maravilhoso e abençoado a todos!!!



domingo, 1 de agosto de 2010

Em férias, mas trabalhando!!!

Sim, as férias estavam ótimas!!!!! Foram dias de descanso, passeios, visitas e de fazer tudo que na correria do ano não tenho tempo...Mas para quem gosta da profissão como eu, não adianta!!! A cabeça está sempre voltada para o trabalho!!!
Muitas horas foram dedicadas à criação deste blog e confesso que está sendo um desafio.Ainda não domino completamente algumas tecnologias e, neste momento, esta estrutura é o que estou conseguindo fazer de melhor. Com o tempo e mais trocas de informações pretendo melhorá-lo, pois continuo na busca de aprender mais.
Também durante esta semana aproveitei para visitar São Leopoldo e conhecer um pouco mais os lugares que no dia 19 de agosto estarei indo com meus alunos. O 1º lugar visitado foi o Museu do Trem e lá encontrei uma pessoa maravilhosa, Claudia Koch, assessora pedagógica, que muito me auxiliou na elaboração de um roteiro para visitação. O lugar é lindo e cheio de histórias para contar!!!!Um espaço que, tenho certeza, as crianças irão adorar!!! Saindo de lá fui caminhando pelas ruas da cidade, que para minha sorte estava em festa...Era a São Leopoldo Fest que está acontecendo na cidade e comemora mais um ano da chegada dos primeiros imigrantes alemães!!!! Nesta minha caminhada visitei muitos lugares como: a Sociedade Orpheu ( 1º Clube do Brasil), a Prefeitura, a Igreja Matriz, Rodoviária, Praça do Imigrante, a Ponte 25 de julho (vi de pertinho o Rio dos Sinos), o Instituto Martim Pescador, o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo e fui até o Ginásio Municipal, onde está acontecendo a festa. Tudo muito lindo!!!! Um grande evento, que reúne milhares de pessoas e que estava lotado em plena tarde de quinta-feira!!!! A cultura alemã em destaque, exatamente o que eu queria!!! E lá encontrei mais uma pessoal maravilhosa, a Jany Stürmer, guia de turismo da cidade, uma apaixonada pelo que faz, como eu. Trocamos muitas informações e mais tarde tive a oportunidade de fazer um tour pelo centro, nos lugares que eu já havia passado, mas com o acompanhamento de uma profissional da área aprendi muito e agora poderei repassar aos meus alunos. Foi um dia maravilhoso, onde aprendi muito e me preparei melhor para trabalhar em sala de aula. Quem disse que trabalho também não é diversão????? Para mim que acredito no aprender fazendo e conhecendo, foi um dia de muito aprendizado e alegria. Gostaria de agradecer em especial o carinho da Claudia e da Jany, que muito me auxiliaram na preparação deste mais novo projeto.