FELIZ DAQUELE QUE FAZ O QUE AMA... EU FAÇO!!! 22 ANOS DE EXPERIÊNCIA E ENTUSIASMO DO PRIMEIRO DIA!!!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Conhecendo o Rio Grande

Graças ao profº Geraldo do Colégio Érico Veríssimo conheci o trabalho do Sr. Adalberto Pinto. Trata-se de um apaixonado pelo nosso Estado, que teve a oportunidade de conhecer muitos dos nossos municípios. Pesquisador nato, dedicou-se a pesquisar um pouco mais sobre a nossa história. O resultado de anos de viagens, pesquisas e aprendizado culminou no trabalho que chegou em minhas mãos... Trata-se de uma história por ele inventada que consegue incluir os 496 municípios que formam o Rio Grande do Sul. (Hoje 497...)
Criativa, interessante e curiosa é uma maneira de meus alunos conhecerem um pouco mais da nossa formação.
Apresentei hoje para meus "pequenos" e o interesse foi imediato (Como provam as fotos...).
Debruçados em cima do mapa do RS, todos queriam descobrir nomes das nossas cidades...
O trabalho do Sr. Adalberto fomentou um projeto que será desenvolvido nas próximas semanas.
Partindo do princípio que 4ª série estuda o RS, meus alunos hoje, através da consulta ao trabalho do Sr. Adalberto, escolheram três municípios que gostariam de conhecer um pouquinho mais. Nos próximos dias estarão escrevendo cartinhas (produção de texto) para as prefeituras solicitando mais informações e materiais de divulgação.
Escrita, leitura, Português, História, Geografia, Ciências... Tudo junto para desenvolver o conhecimento de meus alunos...
Este trabalho terá como culminância uma Feira de Turismo: Conheça o Rio Grande do Sul, que será nosso trabalho exposto durante a Semana Érico Veríssimo, que acontecerá em novembro.
Garantia de muita diversão e trabalho para as próximas semanas!!!
Mas o melhor da história é que contaremos com a presença do Sr. Adalberto na nossa Escola, a fim de incentivar essa pesquisa e despertar nos alunos o amor pelo Rio Grande.
Através de email e telefonemas, obtive a confirmação que em breve teremos a importantíssima contribuição do Sr. Adalberto no nosso trabalho.
Gentilmente e gratuitamente ele estará em nossa Escola divulgando o seu trabalho e contribuindo para o aprendizado de nossos alunos.
Sr. Adalberto, obrigada pela generosidade de compartilhar conosco seus anos de pesquisa e sua criatividade!!!!
Na Escola Alice de Carvalho (rede municipal) não foi diferente!!! Meus alunos adoraram o trabalho!!!
Como possuímos um laboratório de informática, o contato será através dos sites das prefeituras!!!
Todos nós estamos empolgadíssimos para o trabalho!!!
Para quem quiser entrar em contato com ele (Sr. Adalberto):
renepinto@pop.com.br
fone-(051) 92 98 07 75


Intercâmbio com a Escola Hilário Feijó

Começou no dia 27 de setembro o intercâmbio entre meus alunos do Colégio Érico Veríssimo e os alunos da 4ª série, da profª Paula, da Escola Municipal Hilário Feijó.
A ideia surgiu da profª Fátima, que além de colega no Estado é assessora da SMED.
Meus alunos adoraram!!! Muitos têm conhecidos na escola, que fica bem ao lado da nossa. Na verdade da nossa sala de aula enxergamos a Escola Hilário Feijó. O muro que nos separa não será empecilho para criar vínculos entre nossos alunos!!!
Acredito que teremos um ótimo resultado e muitas atividades de integração, em função da proximidade das duas escolas.
Gosto muito dessas atividades de integração que unem as redes municipal e estadual, pois todos trabalhamos pela educação em Alvorada.
Este blog é a prova disso, pois une atividades das duas redes que faço parte.
A produção de texto já começou!!! Meus alunos dedicaram-se na elaboração de cartas apresentando-se para os novos amigos!!!
A animação percebe-se nos seus rostinhos felizes exibindo o trabalho feito!!!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Almoço Gaudério no Érico

No dia 15 de setembro aconteceu mais um momento de integração no Colégio Érico Veríssimo. Hora de dar uma parada na correria do dia a dia e rever alguns colegas, conversar, dar risada... confraternizar.
 Em plena Semana Farroupilha foi planejado um churrasco para todos que trabalham na escola. Ótima ideia!!! Mesmo sendo entre um turno e outro ou entre uma escola e outra, o importante é proporcionar esses momentos. Um grupo precisa disso para fortalecer... 
Às 13 h 10 min todo mundo pronto para dar aula, mas com o espírito renovado.
Parabéns pela iniciativa!!!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CTG Sentinelas do Pago em Alvorada

O dia 20 de setembro é considerado o Dia do Gaúcho. Isso pelo fato que em 20 de setembro de 1.835 foi o início da Revolução Farroupilha que teve a duração de 10 anos.
Semana Farroupilha é uma festa cívica que surgiu quando oito jovens, entre 07 e 20 de setembro de 1.947, no Colégio Júlio de Castilhos em Porto Alegre, realizaram a primeira “Ronda Crioula”. Estes jovens retiraram uma centelha de chama da Pátria, a meia-noite do dia 07 de setembro, e colocaram em um candeeiro, saindo em desfile pelas ruas de Porto Alegre carregando aquela fagulha e realizando a primeira guarda de honra da “Chama Crioula”.
No dia 14 de setembro, a “Chama Crioula” esteve no CTG Sentinelas do Pago, próximo as nossas Escolas.
Nesta data, a Entidade organizou-se com um dia repleto de atividades culturais próprias para nossas crianças.
Claro que não podíamos deixar de ir conferir!!!
Pela manhã fui com os alunos do Alice de Carvalho e à tarde com os alunos do Érico Veríssimo.
Muito bem atendidos pelo Patrão Paulo, a Coordenadora Cultural Fabiana, a Professora Gorete (Profe do Érico e Coordenadora da Invernada Mirim), meus alunos tiveram a oportunidade de prestigiar um evento da nossa cidade, além de valorizar a cultura gaúcha.
Eles aprenderam um pouco mais sobre a Chama Crioula, as festas gaúchas, jogos e assistiram apresentações de danças tradicionais, chula, declamação e lenda.
Prendinhas e peões praticamente da mesma idade deles dando um show de amor à nossa terra!!!
Foi uma atividade enriquecedora, que muito contribuiu para nosso trabalho e possibilitou que o aluno entenda o CTG como um núcleo transmissor da herança cultural do nosso povo.
Muitos deles demonstraram interesse em participar da Invernada Mirim.
Que legal!!!



domingo, 12 de setembro de 2010

Profe Maitê Biraben

A profe Maitê Biraben é uma colega que dá orgulho em compartilhar a profissão. Uma apaixonada como eu pelo que faz está sempre inovando e contribuindo. Professora de Biologia na rede municipal de Alvorada atua nas séries finais do ensino fundamental, mas está sempre pronta a compartilhar seu saber com quem precisa. E foi assim que surgiu uma forte parceria entre nós duas e meus alunos, que ficam encantados com as novidades da profe Maitê. A presença dela na nossa sala de aula é sempre muito bem-vinda, porque é a certeza de muito aprendizado, mas de um jeito diferente, bem como gostamos!!!
Mais uma vez a profe Maitê compareceu na nossa sala para contribuir. O assunto era sistema locomotor e ela propôs a montagem de um esqueleto com radiografias. O trabalho foi em grupo e o resultado foi maravilhoso!!! Meus alunos amaram!!!
Também trouxe uma experiência com ossinhos no vinagre. Mas o resultado teremos que esperar uma semana para saber!!! Aviso por aqui o resultado... Aguardem!!!
Profe Maitê, obrigada por todo bem que fazes para minha turma e para mim!!! Profissionais dedicadas como tu orgulham a nossa classe!!!



Acampamento Farroupilha

Valorizar a cultura gaúcha é fundamental no nosso trabalho!!! O amor a nossa terra, a nossa querência deve ser cultivado desde pequeno e cabe a Escola incentivar essa prática.
Pensando nisso elaborei o projeto de visita ao Acampamento Farroupilha. No Colégio Érico Veríssimo já temos este hábito de todos os anos nossos alunos visitarem o Parque da Harmonia, porque a escola tem um piquete, mas para os alunos do Alice de Carvalho era novidade!!!
Nosso piquenique de almoço foi lá, à sombra das árvores do parque.
Mas todos nós tínhamos pressa de conferir tudo de perto!!!
O primeiro lugar visitado foi o Piquete Grito de Liberdade que há anos tem uma parceria com o Érico e onde sempre levamos nossos alunos.
Na caminhada pelo parque fomos convidados a entrar no galpão da RBS que estava transmitindo um programa de rádio ao vivo e o nome das nossas duas escolas foi anunciado para todo o Rio Grande!!! Que legal!!!! Alice e Érico na mídia!!! Mas o grande momento foi quando o "Anonymus Gourmet" (José Antônio Pinheiro Machado) chegou acompanhado de seu Alarico. As crianças foram ao delírio!!! "Minha mãe te assiste todos os dias na TV para pegar as receitas" era o que mais se ouvia!!! Ele, gentilmente, deu atenção para todos!!!
Seguindo nossa caminhada encontramos no centro do parque a exposição “Farroupilhas: ideais, cidadania, revolução". Muito legal! Meus alunos leram os painéis sobre os principais líderes da revolução e depois me surpreendendo e a todos em volta começaram a cantar o hino rio-grandense. Queridos!!! Foi muito emocionante!!!
Visitamos o galpão do MTG e assistimos a troca da guarda da Chama Crioula. Rapidamente conseguimos que um dos peões farroupilhas, que por sinal é de Alvorada, viesse nos explicar mais sobre a Chama. Muito legal!!!
No galpão do IGTF vimos a exposição da evolução da indumentária gaúcha.
No galpão da Brigada fomos super bem atendidos. Tivemos até uma palestra sobre animais em extinção com direito a teatrinho e tudo. Claro que a profe teve que participar!!! Vejam as fotos!!!
No piquete Flores da Cunha do SISDAER assistiram uma trova e foram incluídos nos versos.
Na caminhada entre um piquete e outro, meus alunos tiveram a oportunidade de verem animais como cavalos, pôneis, cocota e até uns galos de chapéu e lenço!!! Sem esquecer da oportunidade de subir em árvores numa paradinha para descansar à sombra!!! Coisas que muitas vezes eles não têm mais chance de ver e fazer!!! Todos ficaram encantados!!!
No galpão da Nestlé meus alunos participaram do tiro de laço e tiraram fotos. Todos receberam chocolates pela participação!!!
Na nossa caminhada encontramos um grupo com gaita e violão. Paramos e ficamos escutando. Rapidamente meus alunos começaram a cantar e pediram que tocassem Eu sou do Sul (haviam cantado em aula no dia anterior). Foi um sucesso!!! Era o pessoal do CTG Glaucus Saraiva!!! O Patrão nos convidou para entrar e a festa continuou!!! Meus alunos pegaram o microfone e cantaram acompanhados do violão. Momento muito bacana foi quando o Fernando, meu aluno do Érico, quis cantar o hino e todos em posição de sentido e respeito cantaram do fundo do coração seu amor pela nossa terra. Foi muito emocionante!!! Neste galpão algumas senhoras vieram conversar comigo que estavam encantadas com meus alunos e comigo, porque percebiam a minha alegria em estar ali com eles. Não podia ser diferente!!!! Amo o que faço e faço o que acredito!!!! Meus "mimosos" me enchem de orgulho!!!
Participamos do Projeto Ciranda Escolar do MTG que acontece na Casa do Gaúcho. Iniciamos acompanhando uma exposição sobre as Charqueadas (Conteúdo que já havíamos trabalhado em sala de aula!!!) e depois fomos para a área central onde assistimos apresentações de danças tradicionais gaúchas, como o tatu com volta no meio e o tatu de castanhola, ouvimos a lenda do Quero-Quero, escutamos a música com o mesmo nome, assistimos a um show de chula e para nossa surpresa fomos convidados para também participar. O Bruno Sá do Érico e o Yuri do Alice nos representaram muito bem!!! No final vários alunos foram convidados para dançarem com peões e prendas de diversas entidades ali presentes e deram um show no Maçanico e no Bugio. Foi muito legal!!! Meus pequenos dançando!!! Encerrando a Ciranda Escolar aconteceu uma oficina sobre a indumentária gaúcha, onde meus alunos tiveram a oportunidade de pintar e recortar aprendendo um pouquinho mais sobre a pilcha. Neste momento eu e alguns alunos fomos entrevistados para a TV Tradição. Nossa!!! Que momento!!!
Encerramos a tarde assistindo a um show no palco central do parque.
Foi um dia maravilhoso repleto de atividades culturais que só vieram acrescentar ao nosso trabalho!!!
Viva a cultura gaúcha!!!!



TRENSURB

Na elaboração do passeio de estudos para São Leopoldo, surgiu o interesse de oportunizar que meus alunos conhecessem o Trensurb. Em contato com a empresa, descobri que já há um projeto de atendimento a crianças de forma gratuita. Trata-se de uma visita orientada de aproximadamente 2 horas e meia, incluindo a viagem no trem entre as estações Mercado Público e Aeroporto, para um número máximo de 40 crianças.
O Programa Futuro Usuário busca sensibilizar e orientar jovens estudantes para o uso correto do Sistema Trensurb, visando a formação dos futuros usuários do trem. Os estudantes recebem todas as informações e orientações necessárias para a realização de uma viagem segura, além de cuidados para preservar o metrô e suas estações. 
O Programa, que existe desde 1984, já acompanhou mais de 200 mil alunos.
Os alunos embarcam na estação Mercado Público de Porto Alegre, deslocam-se até a estação Aeroporto, onde visitam a sede do Sistema Trensurb. Depois retornam para a estação Mercado Público.

Foi uma manhã muito legal onde meus alunos tiveram a oportunidade de visitar a empresa, incluindo a oficina e sala de controle.
Mas o grande sucesso mesmo foi a viagem de ida e volta!!! A maioria deles nunca havia utilizado o TRENSURB!!!! Uma emoção a mais!!!!!





sábado, 11 de setembro de 2010

Projeto Música na Escola- parte 3- Eu sou do Sul

Dando continuidade a este projeto e preparando para a Semana Farroupilha, além de trabalhar o hino rio-grandense da mesma forma que trabalhei o hino nacional, trouxe para meus alunos a música Eu sou do Sul do compositor Elton Saldanha. 
O refrão era bem conhecido das crianças. Adoraram!!! 
No conteúdo da música consegui resgatar muitas coisas que já foram trabalhadas na 4ª série como: estado, capital, pontos cardeais, limites, relevo, imigrações, Revolução Farroupilha, hidrografia, idiomas falados nos países vizinhos e aqui, Missões Jesuíticas, entre outras coisas. Também serviu para próximos conteúdos que serão desenvolvidos como as atividades econômicas da agricultura, pecuária e turismo.
Obrigada Elton Saldanha por esta "forcinha" para a Educação!!!
Um jeito diferente e alegre de estudar!!! Bem o que eu acredito!!!

Eu sou do Sul...

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Patriotismo - Projeto Música na Escola - parte 2

Por entender que patriotismo é o sentimento de amor e devoção à Pátria e aos seus símbolos (bandeira, hino e brasão), considero fundamental trabalhar com meus alunos nossos hinos cívicos. 
Tudo começa bem antes da Semana da Pátria... E o primeiro passo é compreender o que a data representa. As questões históricas debatidas em sala de aula tentando trazer os acontecimentos para algo mais próximo da realidade de meus alunos. Um passado menos heroico e mais humano, mas fazendo com que eles entendam os interesses e motivações que levaram à Independência e as consequências desse capítulo da nossa história. 
Buscando resgatar o amor e o respeito aos nossos símbolos, dedicamos aulas ao estudo do Hino Nacional. Para isso a presença constante do nosso "amigo" dicionário. Não basta saber repetir a letra, mas é preciso entendê-la. E foi o que buscamos fazer!!!
Ainda neste ano tivemos uma explosão de patriotismo na época da Copa do Mundo. Que lindo ver os brasileiros vestindo a camiseta com orgulho do seu país. Mas patriotismo não pode ficar restrito ao esporte ou quando um artista torna o nome de nosso país famoso em todo o mundo. 
Ser patriota implica em fazer algo de bom pelo seu país!!! Gestos simples do dia a dia que fazem toda a diferença!!! Preocupações com o meio ambiente, com a sua comunidade, com seu colega... Ser solidário... Resgatar valores que possibilitem aos nossos alunos uma formação integral, encaminhando-os para a construção de um mundo melhor e mais justo.
Ter orgulho da sua Pátria e, ciente das dificuldades, fazer o seu melhor diariamente... 


sábado, 4 de setembro de 2010

Bolsa da Leitura no Alice...

Também iniciamos na Escola Alice de Carvalho o Projeto Bolsa da Leitura. Da mesma forma que já está sendo desenvolvido no Colégio Érico Veríssimo (ver postagens anteriores), a partir de agora os alunos da turma 44 contam com duas Bolsas da Leitura. Foram separados 14 livros para cada uma delas (Novinhos, lindos, próprios para a faixa etária...) e a partir de hoje passam a circular nas casas de meus "pequenos". A alegria foi intensa!!! Todos queriam levar a Bolsa para casa!!! Fizemos um sorteio e os primeiros escolhidos foram a Stefani e o Lucas Cardoso. Tinham que ver a vibração!!! Adorei saber que rapidamente alguns amiguinhos já estavam combinando visitas no "findi" para também compartilharem a leitura. Que legal!!! Vejo que dei mais um passo na caminhada de despertar em meus alunos o prazer em ler!!!



Hora do Conto Solidária no Alice...

No dia 03 de setembro, os alunos da 4ª série da nossa Escola foram contemplados com uma Hora do Conto Especial. O grupo de alunos da 8ª série havia preparado um teatro de fantoches maravilhoso e apresentado durante a Mostra Literária. Atendendo a um pedido meu e sob a orientação da profe Dani, eles vieram proporcionar aos nossos alunos (três turmas) um momento encantador com a história Era uma vez... Foi a Hora do Conto Solidária, onde alunos maiores e superando dificuldades (Uma manhã muito chuvosa!) vieram compartilhar seus saberes com nossos "pequenos"... Obrigada à 8ª série que deu um show!!!
Para encerrar tivemos a presença da profe Rose, que realizou uma atividade em sala de aula sobre a história.