FELIZ DAQUELE QUE FAZ O QUE AMA... EU FAÇO!!! 22 ANOS DE EXPERIÊNCIA E ENTUSIASMO DO PRIMEIRO DIA!!!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Valorização do meu trabalho- parte 1

Durante as férias tive uma surpresa: a indicação para representar minha Escola, o Colégio Estadual Érico Veríssimo, como professora com BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS junto a 28ª Coordenadoria Regional de Educação.
Só a indicação por parte do Diretor Marcos já valeu!!!!
É o reconhecimento do meu trabalho...

Segue o texto que foi enviado para a 28ª CRE...


Colégio Estadual Érico Veríssimo
Alvorada  -  RS


BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS


            A professora Lisiane Biscaíno Guedes, exerce suas funções em sala de aula, há 17 anos, sempre com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente está no Colégio Estadual Érico Veríssimo e E.M.E.F. Profª Alice de Carvalho, no município de Alvorada.
            Durante o ano de 2010, como professora titular de uma 4ª série do nosso colégio, desenvolveu projetos como: show de talentos para acolhimento dos primeiros anos, intercâmbio com os alunos da Escola Alice de Carvalho (troca de correspondências quinzenalmente com outra turma de 4ª série), exposição de trabalhos (maquetes, jogos, fantoches e órgãos do corpo humano, construídos com material reciclável), teatros, participação na Mostra Municipal de Ciências, oficinas recreativas do dia do estudante, folclore e dia da criança, Bolsa da Leitura, Diário do Mapa, Mostra de Turismo, palestras, entre outros.
            Também no ano de 2010, com a ciência e incentivo da Equipe Diretiva, criou o blog Profe Lisiane, onde relata suas práticas de sala de aula, dando visibilidade ao seu trabalho para todos que acessem. O blog, hoje com mais de 1.200 acessos, tornou-se uma ferramenta de trabalho, onde pais e alunos, além de acompanharem o que é desenvolvido em sala de aula, podem interagir, dando sugestões e comentários.
            Como titular da 4ª série, a professora realiza um trabalho além da sala de aula. A ampliação do ambiente escolar, promovendo aulas-passeios, onde os conteúdos são desenvolvidos de forma natural, demonstraram proveito para todos, como o que foi realizado enquanto era trabalhado o tema imigrações no nosso Estado.  Desde o início do ano, mobilizou pais para reunirem recursos para que os alunos realizassem os passeios de estudo a São Leopoldo, berço da colonização alemã e Caxias do Sul e Farroupilha, como cidades colonizadas por imigrantes italianos.
            Durante o ano, desenvolveu um projeto interdisciplinar de Música na Escola, onde os alunos, além de conhecerem ritmos diferentes, desenvolveram habilidades que culminaram na participação em um Concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
            Também foi desenvolvido o projeto Bolsa da Leitura, que oportunizou aos alunos levarem para casa livros apropriados à sua faixa etária e realizarem a leitura junto com seus familiares, além de produzirem resumos do que leram.
            O trabalho da professora Lisiane envolve a família. Acreditando na importância da participação familiar no desenvolvimento da criança, a professora em diversos momentos interage com os pais, solicitando a opinião e avaliação deles (por escrito) sobre as atividades realizadas em sala de aula. Isso foi uma constante durante todo o ano e sempre repassada à Equipe Diretiva.
            Encerrando o ano letivo, a professora desenvolveu o Projeto Mostra de Turismo, que envolveu toda a escola. Cada aluno escolheu um município, produziu uma carta endereçada ao Prefeito solicitando material de divulgação e a partir do recebimento iniciou a pesquisa, orientados pela professora, a fim de melhor conhecer as cidades do nosso estado. Uma oportunidade de pesquisar, produzir, ler e interpretar diferentes tipos de textos, além de expressar-se oralmente, demonstrando conhecimento do que pesquisou. No dia 2 de dezembro foi realizada a exposição desse trabalho, que contou com a visitação de mais de quatrocentas pessoas (comprovada através de assinaturas no livro de presenças). Esse trabalho foi divulgado pela professora em jornais locais da nossa cidade e no Correio do Povo.
            Todas as informações aqui colocadas podem ser verificadas no blog da professora: http://lisianebg.blogspot.com/.
            Por tudo isso, o trabalho com os conteúdos foi sendo desenvolvido de forma natural e agradável, favorecendo o interesse em todas as atividades escolares, a fim de que o aluno estivesse sempre motivado para novas aprendizagens e busca de ampliação do seu conhecimento.
           Além de tudo o que está relatado acima, é de se destacar a participação dos pais em todas as atividades realizadas, demonstrando que Boas Práticas Pedagógicas aproximam a Família do Colégio. 


                                                                    Equipe Diretiva
                                                        Colégio Estadual Érico Veríssimo
                                                                    Alvorada  -  RS

           
            

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Nosso passeio de encerramento do ano também virou notícia!!!

Divulgar o trabalho que se faz é fundamental para servir de exemplo... Realizar um trabalho de qualidade é possível!!!
Além disso, é a valorização das boas práticas pedagógicas e o desenvolvimento da autoestima de nossos alunos!!!
É muito gratificante vê-los orgulhosos do trabalho que realizaram e sentindo-se capazes de cada vez fazer melhor!!!


Correio Dinâmico- Alvorada




A Semana-Alvorada



Viramos notícia!!!!

A Mostra de Turismo - Conhecendo o Rio Grande do Sul foi um sucesso!!!
O evento contou com a visitação de mais de quatrocentas pessoas (comprovada através de assinaturas no livro de presenças). 
Mas é importante divulgar as boas experiências!!!
Para tanto, divulguei em jornais locais da nossa cidade, no Correio do Povo e nos sites das Prefeituras que participaram da Mostra.

Confiram alguns resultados:

Site da Prefeitura de Vista Alegre do Prata


Site da Prefeitura de Alvorada

Colégio Estadual Érico Veríssimo realiza Mostra de Turismo
(16/12/2010 - 15:10)

No dia 02 de dezembro aconteceu no Colégio Estadual Érico Veríssimo a Mostra de Turismo - Conhecendo o Rio Grande do Sul. O evento foi à culminância de um projeto desenvolvido pela 4ª série da escola, sob a responsabilidade da professora Lisiane Biscaíno Guedes.  
A partir do trabalho elaborado por Adalberto Pinto, uma história envolvendo todos os municípios gaúchos, a professora viu a possibilidade de ampliar o conhecimento de seus alunos através da troca de correspondências com as mais diferentes cidades do nosso estado.
 

Colégio Érico Veríssimo promove mostra de turismo
Cada aluno escolheu um município, produziu uma carta endereçada ao Prefeito solicitando material de divulgação e a partir do recebimento iniciou a pesquisa orientada pela professora a fim de melhor conhecer as cidades do nosso estado. 
Uma forma diferente e agradável de trabalhar os conteúdos estabelecendo um favorecimento e interesse nas atividades escolares. Uma maneira de ampliar o ambiente escolar, sem precisar sair da Escola. Uma oportunidade de pesquisar, produzir, ler e interpretar diferentes tipos de textos, além de expressar-se oralmente demonstrando conhecimento do que pesquisou. 
Para se tornar realidade, o projeto contou com o apoio do diretor do Colégio Marcos Nardi Polchowski e do professor  Luiz Daniel da Silva, vice diretor noturno e secretário municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Stasc).
O evento foi um sucesso pela participação da comunidade escolar e contou com a presença do Prefeito Municipal de Alvorada Carlos Brum.

Correio do Povo do dia 10/12/2010 (página 26):




Correio Dinâmico- Alvorada-16 a 22 de dezembro de 2.010



Gramado e Canela

Foi um ano de muitas realizações! 
Alegrias, conquistas, integração, solidariedade, projetos, apresentações e muito aprendizado!
Os conteúdos foram desenvolvidos de forma natural e agradável, favorecendo o interesse em todas as atividades escolares, a fim de que o aluno estivesse sempre motivado para novas aprendizagens e busca 
de ampliação do seu conhecimento.
Baseada no professor Freinet, que elaborou uma pedagogia com técnicas construídas com base na experimentação e documentação, que dão à criança instrumentos para aprofundar seu conhecimento e desenvolver sua ação, orientei meu trabalho para este ano. A aula-passeio, por exemplo, "mãe" do atualíssimo estudo do meio, surgiu de uma observação simples: se dentro de sala, as crianças viviam interessadas no que acontecia do lado de fora, por que não aproveitar esse interesse? Outra razão são os conteúdos delineados para a 4ª série, que focam o estudo do Rio Grande do Sul. Então, por que não 
sair com elas e aproveitar esse interesse para o aprendizado?
Foi por tudo isso que encerramos o ano com um lindo passeio para Gramado e Canela.



Mostra de Turismo - Conhecendo o Rio Grande do Sul

Texto enviado aos jornais...

A 4ª série do Colégio Estadual Érico Veríssimo realiza a Mostra de Turismo- Conhecendo o Rio Grande do Sul


No dia 02 de dezembro aconteceu no Colégio Estadual Érico Veríssimo a Mostra de Turismo- Conhecendo o Rio Grande do Sul. O evento foi a culminância de um projeto desenvolvido pela 4ª série da escola, sob a responsabilidade da professora Lisiane Biscaíno Guedes. 
A partir do trabalho elaborado pelo Sr. Adalberto Pinto, uma história envolvendo todos os municípios gaúchos, a professora viu a possibilidade de ampliar o conhecimento de seus alunos através da troca de correspondências com as mais diferentes cidades do nosso estado. 
Cada aluno escolheu um município, produziu uma carta endereçada ao Prefeito solicitando material de divulgação e a partir do recebimento iniciou a pesquisa orientada pela professora a fim de melhor conhecer as cidades do nosso estado. 
Uma forma diferente e agradável de trabalhar os conteúdos estabelecendo um favorecimento e interesse nas atividades escolares. Uma maneira de ampliar o ambiente escolar, sem precisar sair da Escola. Uma oportunidade de pesquisar, produzir, ler e interpretar diferentes tipos de textos, além de expressar-se oralmente demonstrando conhecimento do que pesquisou. 
O evento que teve apoio do Sr. Marcos Nardi, diretor da escola, Sr. Luiz Daniel da Silva, Vice-diretor e Secretário do Trabalho, Assistência Social e Cidadania e de sua esposa, Sra. Goreti Senna, contou com a presença de toda a comunidade escolar do Colégio Érico Veríssimo, além do Sr. João Carlos Brum, Prefeito da nossa cidade.

Lisiane Biscaíno Guedes



Mostra de Turismo... As respostas continuam chegando...

A preparação para a Mostra de Turismo está envolvendo todos!!!
As respostas das Prefeituras continuam chegando e o trabalho está grande. Muita leitura e pesquisa!!!!
Nesta semana tiramos fotos para as lembrancinhas, distribuímos convites e enviamos ofício da escola convidando todos os municípios representados no evento.
A animação é grande!!!

Consciência Negra

Além do trabalho que já vem sendo realizado sobre a consciência negra em sala de aula, neste ano contamos com a contribuição da professora Cláudia, visitando as nossas turmas e enriquecendo o nosso trabalho. A profe Cláudia é uma profunda conhecedora sobre o tema e veio falar também sobre esse rico continente, a África. De forma acessível e descontraída, ela utilizou uma apresentação no power point para mostrar imagens sobre o assunto e interagir com os alunos. 
No Colégio Érico Veríssimo a palestra foi ampliada para além da nossa turma todas as quintas séries da escola, atingindo um total de mais de cento e cinquenta crianças.
Também no Érico tivemos a contribuição do professor Miguel (prata da casa), sobrinho neto de João Cândido, figura homenageada neste ano.

Para aprender um pouquinho mais...

Quem foi João Cândido? 

Nascido em Rio Pardo no Rio Grande do Sul, em 24 de junho de 1880, filho de ex-escravos, João Cândido entrou para a corporação em 1894, aos 14 anos — época em que as Forças Armadas aceitavam menores e a Marinha, em particular, recrutava-os junto à polícia.Este não foi o caso de João Cândido. Recomendado por um almirante, que se tornara seu protetor, logo desponta como líder e interlocutor dos marujos junto aos oficiais.
Em 1910, uma viagem de instrução à Inglaterra alicerça, entre os marinheiros brasileiros, as bases para o levante conspiratório que poria fim ao uso de castigos físicos na Marinha. Durante a viagem inaugural do Minas Gerais, João Cândido e companheiros tomam ciência do movimento pela melhoria das condições de trabalho levado a cabo pelos marinheiros britânicos entre 1903 e 1906. E, ainda, da insurreição dos russos embarcados no encouraçado Potemkin, em 1905.
De volta ao Brasil, o estalo das chibatas não cessa, e os soldos baixos — contrastando com o status de maior frota náutica do mundo, superior até mesmo à inglesa — acirra o clima de tensão entre os marujos.
Até que em 22 de novembro de 1910, a lembrança das 250 chibatadas recebidas por um marinheiro, no dia anterior, deflagra o início da revolta. Durante quatro dias, marinheiros liderados por João Cândido (figura central da tomada dos navios, das negociações e, é claro, do ódio da Marinha Brasileira e do Governo Brasileiro) e entrincheirados nos navios São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Deodoro — ancorados ao longo da baía da Guanabara — lançam bombas na cidade. Ao toque de recolher, o ataque estava pronto. Os marinheiros estavam dispostos a dar um fim à violência e humilhação que marcava as suas costas com o couro das chibatas. Como sentenciou João Cândido, o Almirante Negro, "Naquela noite o clarim não pediria silêncio e sim combate". 
Na Marinha Brasileira, a situação não era diferente. Estima-se que cerca de 80% da "maruja" era constituída por negros e mulatos. Em contrapartida, a oficialidade era formada por filhos de antigos senhores de escravos. Em muito pouco mudava, efetivamente, o antagonismo entre a casa grande e a senzala, apenas posto naquele momento em outros termos. A "maruja" não era melhor tratada do que seus pais ou avós, sendo que em geral eram filhos de ex-escravos. Recebiam um soldo miserável, alimentavam-se com uma comida detestável, quando não estragada e, o pior, eram castigados com chibatadas, amarrados pelos pés e pelas mãos, em cerimoniais bárbaros, de "castigos exemplares". O regulamento da "Companhia Correcional", como salienta Mário Maestri em "Cisne Negro: Uma História da Revolta da Chibata"(Ed. Moderna, 2000), permitia, 22 anos após a abolição da escravatura, a punição física pela chibata.
Finda a revolta por um lado, ao menos parte das reivindicações dos amotinados foi atendida, em relação a comida nas embarcações e ao fim das chibatadas, os seus principais líderes foram traídos e a maioria dos participantes foram mortos. Dezoito dos principais líderes dos marinheiros envolvidos na ação foram jogados numa solitária do Batalhão Naval, na Ilha das Cobras. Antes de encarcerá-los, o pequeno catre que os receberia é "desinfetado", jogando-se baldes de água com cal. Nos quentes dias de Dezembro, a água evapora e a cal começa a penetrar nos pulmões dos prisioneiros. Sob os gritos lancinantes de dor, as ordens são claras: a porta deve permanecer trancafiada. É aberta, ao que se sabe, apenas no dia 26 de Dezembro. Naquela sala de horrores, dos dezoito marinheiros ali trancafiados, dezesseis estão mortos, alguns já podres. João Cândido sobrevive. Apenas ele e um outro marinheiro saem vivos, ainda que muito mal, daquele desafio infernal.
Todavia, os 59 anos de vida que teria pela frente após estes momentos de glória e de terror seriam árduos. Banido da Marinha, com uma tuberculose que o acompanhou durante os seus oitenta e nove anos de vida, teve de lutar muito pela sobrevivência. Trabalhou fazendo bicos em navios de carga, que logo tratavam de despedi-lo se descobriam quem era. Ganhou por muito tempo a vida na estiva, descarregando peixes na Praça XV, no Rio de Janeiro. Mesmo velho, pobre e doente, permaneceu sempre sob as vistas da Polícia e do Exército, por ser considerado um "subversivo" e perigoso agitador.