FELIZ DAQUELE QUE FAZ O QUE AMA... EU FAÇO!!! 22 ANOS DE EXPERIÊNCIA E ENTUSIASMO DO PRIMEIRO DIA!!!

domingo, 21 de agosto de 2011

Aprendendo frações...

Um jeito diferente e gostoso de aprender frações... 

No Érico...



No Alice...

Coral Municipal no Érico Veríssimo...

Que alegria poder oportunizar a presença desse espetáculo maravilhoso a todos os alunos dos Anos Iniciais do Colégio Estadual Érico Veríssimo!!!


Eu AMO muito Alvorada- Capela de Santo Onofre



                Em mais uma atividade do projeto Eu AMO muito Alvorada, planejei a visita de meus alunos  à Capela de Santo Onofre, um dos pontos turísticos oficiais da nossa cidade.
                Recebidos pela Sra. Almerinda, moradora no local há mais de 40 anos, os alunos ouviram atentos as histórias por ela contada. Na memória de D. Almerinda, a Capela foi construída como pagamento de uma promessa alcançada pelo Sr. Odone, proprietário das terras. Também conta que anos mais tarde ele reformou todo o local para comemoração do 50º aniversário de seu casamento. Ela lembra que após a Missa ocorreu grande festa no salão que fica ao lado da capela.
                Grandes festas eram comuns nesse salão, que também abrigou uma escola, onde D. Almerinda trabalhou como merendeira. Chegou a levá-los na pequena peça onde preparava a alimentação dos pequenos.
                No prédio maltratado pelo tempo, ela contou aos alunos que naquele local eram ministradas aulas para os primeiros anos escolares e que as professoras chegavam de carroça, o que causou espanto nas crianças. Também relata que ali funcionou o anexo da E.M.E.F.Profª Guilhermina do Amaral, o que foi confirmado pela atual diretora, Sra. Delair de Oliveira Costa Rodrigues.
                A Capela de Santo Onofre é mais um recanto da nossa cidade que merece ser redescoberto e valorizado e D. Almerinda, a história viva do que ali passou.




Eu AMO muito Alvorada- Distrito Industrial - Bento Móveis


Dando continuidade ao projeto Eu AMO muito Alvorada, planejei que meus alunos visitassem o Distrito Industrial da nossa cidade. A data escolhida foi 18 de agosto.
            Após percorrem a área e observarem máquinas trabalhando para a construção de novos empreendimentos, os alunos estavam sendo esperados pela administração da empresa Bento Móveis com um delicioso café da manhã.
            Logo depois tiveram a oportunidade de ouvir a fala do seu diretor, Sr. Vinícius da Silva, que contou a trajetória da empresa criada em julho de 1.973 na nossa cidade pela iniciativa de seu pai, Sr. Bento Bandeira da Silva. Suas palavras emocionadas e emocionantes revelaram muito da história de Alvorada. A Bento Móveis é hoje uma referência na produção e comercialização de mobiliário comercial para todo o Brasil. Os alunos surpreenderam o Sr. Vinícius, demonstrando conhecimento sobre o que iriam aprender, pois na escola já haviam pesquisado no site da empresa, durante as aulas no Ambiente Informatizado.
            As crianças também conheceram a Sra. Lisiane Werlang Silva, diretora financeira da empresa e foram conduzidas pelo Sr. Flávio Campos, gerente administrativo-financeiro por toda a área interna e externa da empresa, que revela cuidados com as questões ambientais.  
            Ouvindo atentamente as explicações do Sr. Flávio, os alunos puderam conferir todo o trabalho de produção e montagem nas dependências da empresa, que hoje gera cerca de 160 empregos diretos.
            Foi uma manhã de muito aprendizado e entendimento que com trabalho, empreendedorismo e o comprometimento de toda uma equipe, os sonhos podem ser alcançados.
É a prova da força do povo alvoradense!

Imigração alemã- Visitando São Leopoldo...


 No dia 4 de agosto, os alunos do 5º ano da EMEF Profª Alice de Carvalho visitaram a cidade de São Leopoldo, berço da colonização alemã no Brasil, título recebido em 4 de março de 2.011 pela lei nº 12.394.  
            Através do projeto desenvolvido por mim e com a participação da profª Nilce Chrusciel, os alunos que já estavam desenvolvendo o estudo em sala de aula sobre as imigrações, tiveram a oportunidade de conhecer onde tudo começou.
            Foi um dia repleto de atividades na cidade que em 25 de julho comemorou 187 anos.
            Os alunos visitaram a Praça do Imigrante, atravessaram a ponte 25 de julho sobre o rio dos Sinos, além de conhecerem a Igreja Matriz, a Prefeitura e a Câmara Municipal.
            Ainda no centro da cidade visitaram a Sociedade Orpheu e encantaram-se com a beleza do primeiro clube social do Brasil, onde os imigrantes reuniam-se para praticar coro orfeônico.
            Encerrando a manhã conheceram o Museu Municipal Visconde de São Leopoldo, onde foram recebidos pelo seu diretor, Sr. Marcio Linck. Fundado em 1959, o Museu possui acervo histórico com mais de mil peças e biblioteca com oito mil volumes sobre história, geografia, artes, folclore e tradição do Rio Grande do Sul e imigração alemã.
            O almoço foi realizado no Parque da Imperatriz, grande área verde de lazer, onde além do contato próximo à natureza, tiveram chance de brincar e divertir-se na pracinha e em aparelhos de ginástica disponíveis à população.
            A tarde iniciou com a visitação na Casa do Imigrante, antiga Feitoria do Linho Cânhamo, onde os primeiros imigrantes foram acolhidos. Recepcionados pela monitora Edelaine, conheceram salas temáticas que recriam os primeiros tempos desse povo que ali chegou.
            Encerrando o dia visitaram o Museu do Trem e acompanhados pela monitora Gisele, puderam compreender a importância do transporte ferroviário para o desenvolvimento da cidade.    As crianças encantaram-se com a oportunidade de entrar num vagão do trem e na Maria Fumaça.
            Foi um dia repleto de descobertas e aprendizado sobre esse povo que junto com índios, portugueses, negros e tantos outros ajudaram a construir nosso estado e país.



Divulgação...

Dia dos Pais no Érico...

Celebrando o Dia dos Pais, os professores dos Anos Iniciais do Colégio Estadual Érico Veríssimo organizaram um evento diferenciado neste ano.
                A escola que foi decorada com painéis e cartazes elaborados pelos alunos e os muitos balões coloridos deixavam claro que a noite era de festa.
                Cada professora ficou responsável por uma oficina e os pais acompanhados por seus filhos circulavam livremente entre atividades como: corrida do ovo, bingo, boliche, jogos, ginástica e dança das cadeiras.
                A grande participação de mães, tios e avós tornou o evento uma grande oportunidade de celebrar a família na escola.
               A noite foi encerrada com uma mensagem ao vivo no pátio da escola, transformando o evento numa grande festa com direito até a fogos de artifício.



Palestra com a nutricionista...

Como culminância do estudo desenvolvido nas turmas de 5º ano da E.M.E.F.Profª Alice de Carvalho sobre Alimentação Saudável, através da minha iniciativa, os alunos receberam a visita da Dra. Rita de Cássia Siqueira, nutricionista do Núcleo de Nutrição que está vinculado a Secretaria Municipal de Educação de Alvorada para realização de uma palestra.
De forma simples e adequada a faixa etária dos alunos, a Dra. Rita contribuiu muito para o trabalho que já é desenvolvido pelas professoras, dando explicações sobre as funções dos alimentos, seus nutrientes, pirâmide alimentar e dicas de boa alimentação.
A atuação do nutricionista é extremamente abrangente, pois atua em diferentes níveis da gestão do Programa Nacional de alimentação Escolar (PNAE) conduzido pelo Ministério da Educação e Cultura, que garante o repasse de verbas federais para que os Estados e municípios forneçam alimentação escolar (merenda) aos alunos matriculados na rede pública de ensino. Em função disso, o nutricionista tem inúmeras atividades a desempenhar como: definição dos parâmetros nutricionais, planejamento de cardápios, programação, supervisão, treinamento, avaliações e testes de aceitabilidade, entre outras.
Além de todas essas funções, o Núcleo de Nutrição da nossa cidade encontra tempo de realizar atividades como a acontecida na E.M.E.F. Profª Alice de Carvalho e atender um de seus principais objetivos: a Educação alimentar e nutricional, onde a escola é o ambiente ideal para divulgação de bons hábitos alimentares.






Também viramos notícia no blog da Nutrição...


http://www.portaldaeducacao.net.br/nucleo-de-nutricao-blog

Coral Municipal no Alice de Carvalho...

Dentro do projeto “Eu AMO muito Alvorada” , tomei a iniciativa de procurar a Secretaria de Cultura e Turismo e, na manhã do dia 8 de julho, a E.M.E.F.Profª Alice de Carvalho recebeu a presença do Coral Municipal da nossa cidade, o ENCANTARTE.
Sob a regência de Lucas Domingues Alves e direção da profª Cláudia Dalpiás, o grupo compareceu à escola para encantar a todos que ouviram com suas vozes afinadas, lindas canções, talento e simpatia.
Além da oportunidade de apreciar interpretações maravilhosas, os alunos estavam empolgadíssimos com a presença da autora do hino da nossa cidade, Sra. Estelamaris Oliveira Cezar, que foi entrevistada por eles.
O espetáculo emocionou a todos os presentes, pois a boa música tem esse poder de “tocar” o coração de quem ouve.
Segundo a profª Cláudia, com essa atividade, inicia um novo projeto da Secretaria de Cultura e Turismo, CONCERTOS NAS ESCOLAS. É a oportunidade de levar às escolas o encantamento e a beleza do canto coral, além de valorizar o que é produzido por cidadãos alvoradenses.
Conheça um pouco mais sobre o Coral Municipal da nossa cidade: (texto fornecido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo)
O coral Municipal de Alvorada é mantido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo. Iniciou suas atividades em outubro de 2002, tendo como lema “Venha Encantar Nossa Cidade!”.
É formado por cidadãos alvoradenses com idade a partir de dezesseis anos, contando, atualmente, com mais de vinte integrantes.
 Tem a sua frente a Profª Cláudia Dalpiás, diretora e orientadora de Técnica vocal e na regência Lucas Domingues Alves.
Nos ensaios do coral são abordados aspectos de Técnica Vocal, percepção musical e prática de repertório no estilo canto coral.
O repertório é variado, incluindo música erudita e popular, valorizando especialmente a Música Popular Brasileira e também a Regional.
O Coral Municipal de Alvorada tem como proposta ser veículo de comunicação e divulgação da arte e da cultura realizada em Alvorada, através da boa música executada com arranjo musical a quatro vozes, demonstrando toda a beleza do canto coral.
Tendo percorrido sua trajetória de crescimento e amadurecimento dentro das fronteiras de seu Município, participando de vários eventos sociais e culturais, atendendo sempre a agenda da Administração Pública. O C.M.A. é batizado por seus integrantes de “ENCANTARTE” inicia agora uma nova etapa, rompendo as barreiras de sua localidade, buscando inserir-se no contexto artístico estadual e regional. Dentre os eventos deste nível destaca-se a participação na Feira do Livro de Porto Alegre no ano de 2004, na OKTOBERFEST em Santa Cruz do sul em 2005, Feira do Livro em Balneário Pinhal em 2006 e 2007, além da FESTMEL nesta mesma localidade também em 2006, entre outras.
Em 2010 realizou um projeto de grande importância artística: A gravação de um CD com belas músicas que marcam a sua trajetória de atividades em nosso Município.
VENHA ENCANTAR NOSSA CIDADE
            Com esta frase lema queremos divulgar o belo produto artístico-musical realizado pelo Coral Municipal de Alvorada que está sempre de portas abertas para receber novos cantores, com ou sem experiência em canto coral. Venha Encantar com a Gente!
            Informações na Secretaria de Cultura e Turismo ou pelos fones: 30448711 e 30448712




Divulgação...

Érico vai ao cinema...

A emoção de assistir um filme em 3 D...
Filme Panda no Cinesystem do Shopping Total.
Eu organizei a ida de 200 crianças dos Anos Iniciais do Colégio Estadual Érico Veríssimo!!!

Mostra das Ciências no Alice...

Fazendo terrários...

Mais uma contribuição da profe Maitê na minha turma...

Sanduíche da Maricota



            A literatura infantil não pode ser utilizada apenas como desculpa para a leitura e incentivo à formação do hábito de ler. Entendo que cada história oferece um universo de possibilidades para ampliação do conhecimento, mas para isso é necessário estabelecer relações entre teoria e prática. Para que isso aconteça a metodologia do ensino através de projetos é uma das possibilidades que acredito.
            Foi o que busquei desenvolver nas atividades que relato a seguir.
            Por estar trabalhando sobre alimentação levei para meus alunos a Hora do Conto Sanduíche da Maricota de  Avelino  Guedes, uma história que além de encantar pela singeleza, possibilita a exploração de muitos temas.
            Após a exploração da capa do livro iniciei a contação da história usando as imagens do livro aumentadas como recurso que foi sendo apresentado num varal.
            Como a história já era conhecida de alguns, eles tentavam adivinhar quem era o próximo personagem a aparecer através dos versos e do ingrediente que era mencionado.
            Criei um clima de suspense para cada novo membro da história e os risos e surpresa de meus alunos contagiavam a sala.
            Também a cada novo personagem solicitava que as crianças repetissem a sequência dos ingredientes, o que além do desafio da memorização foi fonte de diversão. Tudo isso sem esquecer que um dos objetivos era a seriação, como instrumento de conhecimento, pois implica na análise das características e determina relações entre eles. Ao estabelecer essas relações a criança amplia seu conhecimento.
            A história rendeu ao final discussões sobre a mensagem do texto que entre outras era a de que cada um deve cuidar da sua vida sem querer interferir ou preocupar-se com a dos outros. Afinal todo mundo queria modificar o sanduíche da Maricota. Também da importância de ter opiniões, gostos e preferências e não se deixar levar pela opinião dos outros. Na história a Maricota foi aceitando as interferências de todo mundo e somente quando ela iria virar ingrediente do seu sanduíche é que ela deu um basta na situação.
            Aproveitei essas conclusões e levei para o lado de não se deixar influenciar pelo que os outros falam ou por modismos. Foi tocado em assuntos como os convites que eles podem receber diariamente para fazerem coisas que não sejam corretas, como “matar aulas”, desrespeitar pais e professores e até o consumo de drogas. Lembro que trabalho com alunos de 5º ano com faixa etária de dez a quinze anos.
            Os relatos foram vários e todos tinham a ânsia de contar situações que já haviam vivenciado. Como acredito que o professor precisa estar atento a essas falas fui direcionando o assunto para a importância deles terem diálogos com os pais e/ou responsáveis e a professora, pois são adultos que podem ouvi-los e emitir opiniões confiáveis, diferente do que muitas vezes eles escutam, de colegas da mesma faixa etária.
            Desenhos sobre a história foram feitos e confeccionamos um painel sobre a hora do conto. 
            Realizamos também um jogo em grupo. Cada grupo recebeu uma roleta com os ingredientes da história e diversos kits com ingredientes necessários para produção do seu sanduíche. De olhos fechados, os alunos giravam a seta da roda de alimentos e iam aos poucos formando o seu sanduíche. Independente da ordem que recebiam as peças, percebi que eles preocupavam-se em manter a sequência da história. Perguntando o motivo, ouvi que “ficava mais fácil” manter a ordem apresentada. No final do jogo, propus que todos os alunos organizassem seus ingredientes na ordem em que apareceram na história e em coro todos citaram os muitos ingredientes.      
            Se a história da Maricota era aquela, pensei em fazer as crianças interagirem com o texto. Propus que cada um desse uma contribuição para o sanduíche da Maricota e criamos gráficos com as informações.          
            Outra atividade que sugeri foi criarmos uma receita coletiva para a nossa turma. Pedi que pensassem em “ingredientes” que a nossa turma está precisando para ser cada dia melhor. Surgiu então o Sanduíche da Turma 50 B que foi assim formado:

Ingredientes

*1 copázio de respeito
*2 copázios de bom comportamento
*1 lata de obediência
*5 copázios de amizade
*3 quilos de estudo
*3 colheres de sopa de pó de tranqüilidade
*3 xícaras de esperar a sua vez
*5.000 gramas de solidariedade
*11 quilos de cuidar de si mesmo, sem preocupar-se com os outros
*4 xícaras de amor
*3 latas de paz
*4 latas de união

Modo de Fazer

            Um ajudando o outro, cada aluno irá contribuir com todos os ingredientes da receita para preparar o sanduíche da turma 50 B.
            Os ingredientes deverão ser colocados na nossa panela, que é a sala de aula.
            A professora Lisiane irá misturar os ingredientes, mas toda a turma terá que contribuir.
            A colaboração de todos é muito importante para que a nossa turma siga em frente cada vez melhor.

            Ressalto que as falas e expressões de meus alunos foram respeitadas. Por exemplo, a palavra copázio foi por eles mencionada, o que me causou espanto. Apesar de ter trabalhado o grau do substantivo no 1º trimestre, reconheço que não é uma palavra comumente utilizada por uma criança de dez anos. Também as conclusões foram emocionantes. Tanto no ingrediente amizade como no solidariedade, eles mencionaram que “sobra na nossa turma” e “que é o que mais tem”. Fiquei orgulhosa dos meus alunos!
            Como tarefa para casa deveriam montar um sanduíche familiar, com os ingredientes que a família mais achava que estava precisando para viver em harmonia. Gosto muito de atividades como essa. Chamo de “teminha dos pais”, onde solicito a parceria da família nas atividades escolares. Sempre dá certo! É o momento de pais e filhos dialogarem e construírem algo juntos. É a possibilidade de conversarem, o que cada vez mais é raro nas famílias. Muitos textos emocionantes e engraçados surgiram. Muitos revelaram situações que eu já conhecia, por manter sempre um contato próximo com as famílias. Um dos “sanduíches” que mais me chamou atenção foi este, porque a mãe já havia comparecido na nossa turma num outro projeto que desenvolvi, Família na Escola, onde os pais faziam relatos das suas profissões e as muitas atividades em casa.

Receita da Família Renling Alves

Ingredientes

*1 copo de solidariedade
*1.500 gramas de amor
*1 lata de obediência
*5 colheres de amizade com o irmão
*7 quilos de união com a minha família
*5 latas de “se comportar com a minha mãe”
*900 gramas de preguiça
*300 gramas de arrumar a casa
*256 gramas de fazer o tema
*358 latas de paz na minha família

Modo de Fazer

            Junte os ingredientes e coloque na panela acrescentando aos poucos. (Alguns mencionaram que a panela era a casa deles). Com ajuda da minha família juntarei tudo com muita união, com amor, solidariedade ao próximo, obediência, com amizade com o irmão, o comportamento com a mãe, menos preguiça ao arrumar a casa e ao fazer o tema e com muita paz na família.

            Para encerrar esse trabalho solicitei a contribuição dos pais para a realização de um lanche coletivo na nossa sala de aula, onde aqueles que pudessem contribuiriam com ingredientes para sanduíches.
            Criei com meus alunos uma lista de ingredientes possíveis e enviei aos pais um bilhete pedindo contribuições. A escola contribui com os pães e os pais enviaram muitas coisas. Tínhamos muitos frios, tomates e alfaces já cortados, mostarda, katchup, batata palha, maionese e refrigerantes. Ao ver aquela mesa lembrei de uma fala da minha mãe (25 anos alfabetizadora); “Mesa farta em dia de festa é sinal de pais satisfeitos com o trabalho da professora”. Parece que foi isso que aconteceu! 
            O sanduíche da turma também foi uma oportunidade deles aprenderem como servirem-se em um buffet. Acredito que cabe à escola também este trabalho: preparar para a vida! 
            Para minha surpresa essa atividade foi única na vida deles. Eles nunca haviam preparado nenhum alimento em sala de aula! Isso me fez pensar... Uma atividade tão simples, que é tão fácil de fazer e que dá tanta alegria para todos, por que nunca havia sido feita?     
            Depois do lanche conversamos sobre a atividade e descobrimos que a média de sanduíches preparados por cada aluno foi três, mas que vários alunos comeram quatro e um até quatro e meio! Isso rendeu uma produção textual e um novo gráfico.
            Para encerrar esse pequeno projeto contamos com a visita de uma nutricionista da SMED que falará sobre as funções dos alimentos (conteúdo que já desenvolvi) e dicas de alimentação saudável. A foto abaixo mostra a presença dela na minha outra escola, que foi atendida primeiro por ser municipal. 
            Confesso que quando meu grupo escolheu a história Sanduíche da Maricota fiquei decepcionada. Por ser uma história antiga há muitos anos não trabalhava mais com ela. A todo momento surgem novos livros com histórias maravilhosas para desenvolver um trabalho enriquecedor em sala de aula. Mas qual a minha surpresa ao iniciar o trabalho e perceber que muitas coisas podiam ser feitas. É a prova de que o que é bom fica para sempre!

Circo Vostok

Circo é cultura!!!!!

Integração gerando aprendizado...


Na E.M.E.F. Profª Alice de Carvalho o trabalho realizado entre professores é de total integração.
Prova disso é a disponibilidade de professores das séries finais do Ensino Fundamental em realizarem palestras para os alunos dos anos iniciais.
Foi o que novamente aconteceu na semana passada, quando a meu pedido e em comemoração ao Dia da África, celebrado em 25 de maio, a profª Cláudia Vargas, profª de História da Escola, encantou os alunos do 5º ano com uma palestra sobre o assunto. A qualidade do material exposto e a riqueza de informações tão bem trazidas pela profª Cláudia despertaram o interesse e a curiosidade dos alunos. Muitas perguntas surgiram e rechearam de aprendizado as primeiras horas da manhã da turma.  A palestra serviu como marco inicial de um projeto que será desenvolvido na turma sobre a cultura afro-brasileira.
Também na semana passada, a turma recebeu a presença da profª Maitê Biraben, profª de Ciências da Escola, que apresentou explicações sobre a mudinha de Pau-Brasil que a turma ganhou no Horto Municipal, durante mais uma atividade do Projeto Eu amo muito Alvorada, e ajudou-os no plantio. Para isso contamos com a ajuda do funcionário da Escola, Sr. Paulo, que auxiliou a turma na hora de cavar. Não podemos esquecer da profª Simone Millis Castro, que trouxe de sua casa as ferramentas para que o plantio pudesse acontecer.
São parcerias assim que enriquecem o trabalho que já é desenvolvido em sala de aula. São exemplos como esses que devem ser multiplicados. Não se faz nada sozinho! É preciso partilhar conhecimento e unir forças para alcançar nosso principal objetivo, que é o aprendizado de nossos alunos.




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Eu AMO muito Alvorada e Meio Ambiente


Celebrando o Dia Mundial do Meio Ambiente, os alunos do 5º ano da E.M.E.F.Profª Alice de Carvalho visitaram pontos turísticos da nossa cidade.
Em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, os meus alunos foram acompanhados pela Sra. Joice, que encantou os alunos indo buscá-los na sala de aula vestida como árvore. Também participou da atividade a Sra. Silvete, agente ambiental da Secretaria.
Visitaram inicialmente o Arroio Águas Belas e ficaram perplexos com a poluição do local. Presenciaram animais alimentando-se do lixo e até queimada às margens do arroio. Independente das ações públicas para limpeza do local, os alunos entenderam que é preciso conscientizar a população para que não jogue lixo no local. Afinal, arroio não é valão!
Bem diferente foi a visita ao Passo dos Negros, nas margens do rio Gravataí. O local estava limpo e a beleza do lugar já era conhecida por alguns alunos que no verão tem ali um local de lazer com as suas famílias.
Encerrando a manhã, os alunos conheceram o Horto Municipal, um espaço verde na nossa cidade, que entre muitos serviços prestados, dedica-se a preservar espécies nativas e produzir mudas para doação nos eventos da nossa cidade. Muito bem recebidos pelo Sr. Júlio, as crianças visitaram as instalações e aprenderam muito sobre as plantas. Também tiveram uma aula de plantio. Cada aluno recebeu uma mudinha de Pingo-de-ouro, que se comprometeram de plantar e cuidar com carinho. Na ocasião, a turma foi presenteada com uma muda de Pau-Brasil, que será plantada na Escola.
Tendo como tema da Semana do Meio Ambiente do RS, o desenvolvimento com sustentabilidade, os alunos aprenderam que é possível mudar comportamentos, buscando atitudes que colaborem para a preservação do meio ambiente.
Esta atividade faz parte do Projeto “Eu amo muito Alvorada”, que já é desenvolvido pela minha turma, tendo como culminância uma grande Mostra de Turismo de Alvorada, a ser realizada em novembro na Escola.

Maquetes dos pontos turísticos de Porto Alegre

Concertos Legais da OSPA

Até agosto de 2.011 todas as escolas brasileiras deverão contar com o ensino de música. Isso está previsto na Lei 11.769, de 18 de agosto de 2.008, que torna obrigatório o ensino musical nas escolas, sem que haja necessidade de formação específica do professor, visto a música ser uma prática social.
No Colégio Estadual Érico Veríssimo isto já é uma realidade.
Através de um projeto desenvolvido por mim, os alunos desenvolvem o estudo de diferentes disciplinas através da música.
Uma das atividades deste trabalho foi a participação dos alunos no Projeto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre de Educação Musical Aplicada_POEMA, que realiza a série “Concertos Legais”. Os Concertos Legais consistem em concertos didáticos, voltados para professores e alunos do ensino fundamental e médio, que visam oportunizar um contato mais direto e educativo com a música da orquestra.
No evento além da turma dos meus alunos de 5º ano foram convidadas as turmas de 3º ano do profº Antônio Marcos Oliveira e 4 º anos da profª Marta Iolanda da Rosa.
As crianças encantaram-se com as acomodações do prédio da Reitoria da UFRGS (local do evento), com a presença de um grande número de músicos no palco e os diferentes instrumentos, mas nada superou a alegria de ouvir as músicas executadas ao vivo.
Tiveram a oportunidade de apreciarem obras como: Trenzinho do Caipira das Bachianas Brasileiras Nº 2 de Villa Lobos, Young Person’s Guide to the Orchestra de B. Britten, Sinfonia dos Brinquedos de F. J. Haydn, Fanfarra para um Homem Comum de Aaron Copland e Tema do Superman de J. Williams.
De todas as escolas presentes no evento foram escolhidos duas crianças para subirem ao palco e imaginem a emoção quando Ezry Hellen Dias de Farias, representando o Colégio Estadual Érico Veríssimo teve a oportunidade de “reger” a orquestra com o apoio do Maestro Manfredo Schmiedt. Um momento inesquecível para a aluna e para todos os integrantes da Escola.
Este é o papel da Escola: oportunizar um mundo de descobertas, de conhecimentos novos. Através da música é possível desenvolver a criatividade, a sensibilidade, a integração entre os alunos, tornando a Escola um ambiente mais prazeroso.






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Eu AMO muito Alvorada- Praças da 48