FELIZ DAQUELE QUE FAZ O QUE AMA... EU FAÇO!!! 22 ANOS DE EXPERIÊNCIA E ENTUSIASMO DO PRIMEIRO DIA!!!

domingo, 12 de setembro de 2010

Acampamento Farroupilha

Valorizar a cultura gaúcha é fundamental no nosso trabalho!!! O amor a nossa terra, a nossa querência deve ser cultivado desde pequeno e cabe a Escola incentivar essa prática.
Pensando nisso elaborei o projeto de visita ao Acampamento Farroupilha. No Colégio Érico Veríssimo já temos este hábito de todos os anos nossos alunos visitarem o Parque da Harmonia, porque a escola tem um piquete, mas para os alunos do Alice de Carvalho era novidade!!!
Nosso piquenique de almoço foi lá, à sombra das árvores do parque.
Mas todos nós tínhamos pressa de conferir tudo de perto!!!
O primeiro lugar visitado foi o Piquete Grito de Liberdade que há anos tem uma parceria com o Érico e onde sempre levamos nossos alunos.
Na caminhada pelo parque fomos convidados a entrar no galpão da RBS que estava transmitindo um programa de rádio ao vivo e o nome das nossas duas escolas foi anunciado para todo o Rio Grande!!! Que legal!!!! Alice e Érico na mídia!!! Mas o grande momento foi quando o "Anonymus Gourmet" (José Antônio Pinheiro Machado) chegou acompanhado de seu Alarico. As crianças foram ao delírio!!! "Minha mãe te assiste todos os dias na TV para pegar as receitas" era o que mais se ouvia!!! Ele, gentilmente, deu atenção para todos!!!
Seguindo nossa caminhada encontramos no centro do parque a exposição “Farroupilhas: ideais, cidadania, revolução". Muito legal! Meus alunos leram os painéis sobre os principais líderes da revolução e depois me surpreendendo e a todos em volta começaram a cantar o hino rio-grandense. Queridos!!! Foi muito emocionante!!!
Visitamos o galpão do MTG e assistimos a troca da guarda da Chama Crioula. Rapidamente conseguimos que um dos peões farroupilhas, que por sinal é de Alvorada, viesse nos explicar mais sobre a Chama. Muito legal!!!
No galpão do IGTF vimos a exposição da evolução da indumentária gaúcha.
No galpão da Brigada fomos super bem atendidos. Tivemos até uma palestra sobre animais em extinção com direito a teatrinho e tudo. Claro que a profe teve que participar!!! Vejam as fotos!!!
No piquete Flores da Cunha do SISDAER assistiram uma trova e foram incluídos nos versos.
Na caminhada entre um piquete e outro, meus alunos tiveram a oportunidade de verem animais como cavalos, pôneis, cocota e até uns galos de chapéu e lenço!!! Sem esquecer da oportunidade de subir em árvores numa paradinha para descansar à sombra!!! Coisas que muitas vezes eles não têm mais chance de ver e fazer!!! Todos ficaram encantados!!!
No galpão da Nestlé meus alunos participaram do tiro de laço e tiraram fotos. Todos receberam chocolates pela participação!!!
Na nossa caminhada encontramos um grupo com gaita e violão. Paramos e ficamos escutando. Rapidamente meus alunos começaram a cantar e pediram que tocassem Eu sou do Sul (haviam cantado em aula no dia anterior). Foi um sucesso!!! Era o pessoal do CTG Glaucus Saraiva!!! O Patrão nos convidou para entrar e a festa continuou!!! Meus alunos pegaram o microfone e cantaram acompanhados do violão. Momento muito bacana foi quando o Fernando, meu aluno do Érico, quis cantar o hino e todos em posição de sentido e respeito cantaram do fundo do coração seu amor pela nossa terra. Foi muito emocionante!!! Neste galpão algumas senhoras vieram conversar comigo que estavam encantadas com meus alunos e comigo, porque percebiam a minha alegria em estar ali com eles. Não podia ser diferente!!!! Amo o que faço e faço o que acredito!!!! Meus "mimosos" me enchem de orgulho!!!
Participamos do Projeto Ciranda Escolar do MTG que acontece na Casa do Gaúcho. Iniciamos acompanhando uma exposição sobre as Charqueadas (Conteúdo que já havíamos trabalhado em sala de aula!!!) e depois fomos para a área central onde assistimos apresentações de danças tradicionais gaúchas, como o tatu com volta no meio e o tatu de castanhola, ouvimos a lenda do Quero-Quero, escutamos a música com o mesmo nome, assistimos a um show de chula e para nossa surpresa fomos convidados para também participar. O Bruno Sá do Érico e o Yuri do Alice nos representaram muito bem!!! No final vários alunos foram convidados para dançarem com peões e prendas de diversas entidades ali presentes e deram um show no Maçanico e no Bugio. Foi muito legal!!! Meus pequenos dançando!!! Encerrando a Ciranda Escolar aconteceu uma oficina sobre a indumentária gaúcha, onde meus alunos tiveram a oportunidade de pintar e recortar aprendendo um pouquinho mais sobre a pilcha. Neste momento eu e alguns alunos fomos entrevistados para a TV Tradição. Nossa!!! Que momento!!!
Encerramos a tarde assistindo a um show no palco central do parque.
Foi um dia maravilhoso repleto de atividades culturais que só vieram acrescentar ao nosso trabalho!!!
Viva a cultura gaúcha!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário