FELIZ DAQUELE QUE FAZ O QUE AMA... EU FAÇO!!! 22 ANOS DE EXPERIÊNCIA E ENTUSIASMO DO PRIMEIRO DIA!!!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Valorização do meu trabalho- parte 1

Durante as férias tive uma surpresa: a indicação para representar minha Escola, o Colégio Estadual Érico Veríssimo, como professora com BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS junto a 28ª Coordenadoria Regional de Educação.
Só a indicação por parte do Diretor Marcos já valeu!!!!
É o reconhecimento do meu trabalho...

Segue o texto que foi enviado para a 28ª CRE...


Colégio Estadual Érico Veríssimo
Alvorada  -  RS


BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS


            A professora Lisiane Biscaíno Guedes, exerce suas funções em sala de aula, há 17 anos, sempre com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente está no Colégio Estadual Érico Veríssimo e E.M.E.F. Profª Alice de Carvalho, no município de Alvorada.
            Durante o ano de 2010, como professora titular de uma 4ª série do nosso colégio, desenvolveu projetos como: show de talentos para acolhimento dos primeiros anos, intercâmbio com os alunos da Escola Alice de Carvalho (troca de correspondências quinzenalmente com outra turma de 4ª série), exposição de trabalhos (maquetes, jogos, fantoches e órgãos do corpo humano, construídos com material reciclável), teatros, participação na Mostra Municipal de Ciências, oficinas recreativas do dia do estudante, folclore e dia da criança, Bolsa da Leitura, Diário do Mapa, Mostra de Turismo, palestras, entre outros.
            Também no ano de 2010, com a ciência e incentivo da Equipe Diretiva, criou o blog Profe Lisiane, onde relata suas práticas de sala de aula, dando visibilidade ao seu trabalho para todos que acessem. O blog, hoje com mais de 1.200 acessos, tornou-se uma ferramenta de trabalho, onde pais e alunos, além de acompanharem o que é desenvolvido em sala de aula, podem interagir, dando sugestões e comentários.
            Como titular da 4ª série, a professora realiza um trabalho além da sala de aula. A ampliação do ambiente escolar, promovendo aulas-passeios, onde os conteúdos são desenvolvidos de forma natural, demonstraram proveito para todos, como o que foi realizado enquanto era trabalhado o tema imigrações no nosso Estado.  Desde o início do ano, mobilizou pais para reunirem recursos para que os alunos realizassem os passeios de estudo a São Leopoldo, berço da colonização alemã e Caxias do Sul e Farroupilha, como cidades colonizadas por imigrantes italianos.
            Durante o ano, desenvolveu um projeto interdisciplinar de Música na Escola, onde os alunos, além de conhecerem ritmos diferentes, desenvolveram habilidades que culminaram na participação em um Concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
            Também foi desenvolvido o projeto Bolsa da Leitura, que oportunizou aos alunos levarem para casa livros apropriados à sua faixa etária e realizarem a leitura junto com seus familiares, além de produzirem resumos do que leram.
            O trabalho da professora Lisiane envolve a família. Acreditando na importância da participação familiar no desenvolvimento da criança, a professora em diversos momentos interage com os pais, solicitando a opinião e avaliação deles (por escrito) sobre as atividades realizadas em sala de aula. Isso foi uma constante durante todo o ano e sempre repassada à Equipe Diretiva.
            Encerrando o ano letivo, a professora desenvolveu o Projeto Mostra de Turismo, que envolveu toda a escola. Cada aluno escolheu um município, produziu uma carta endereçada ao Prefeito solicitando material de divulgação e a partir do recebimento iniciou a pesquisa, orientados pela professora, a fim de melhor conhecer as cidades do nosso estado. Uma oportunidade de pesquisar, produzir, ler e interpretar diferentes tipos de textos, além de expressar-se oralmente, demonstrando conhecimento do que pesquisou. No dia 2 de dezembro foi realizada a exposição desse trabalho, que contou com a visitação de mais de quatrocentas pessoas (comprovada através de assinaturas no livro de presenças). Esse trabalho foi divulgado pela professora em jornais locais da nossa cidade e no Correio do Povo.
            Todas as informações aqui colocadas podem ser verificadas no blog da professora: http://lisianebg.blogspot.com/.
            Por tudo isso, o trabalho com os conteúdos foi sendo desenvolvido de forma natural e agradável, favorecendo o interesse em todas as atividades escolares, a fim de que o aluno estivesse sempre motivado para novas aprendizagens e busca de ampliação do seu conhecimento.
           Além de tudo o que está relatado acima, é de se destacar a participação dos pais em todas as atividades realizadas, demonstrando que Boas Práticas Pedagógicas aproximam a Família do Colégio. 


                                                                    Equipe Diretiva
                                                        Colégio Estadual Érico Veríssimo
                                                                    Alvorada  -  RS

           
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário