FELIZ DAQUELE QUE FAZ O QUE AMA... EU FAÇO!!! 22 ANOS DE EXPERIÊNCIA E ENTUSIASMO DO PRIMEIRO DIA!!!

domingo, 12 de junho de 2011

Eu AMO muito ALVORADA- Alice de Carvalho



Minha história com Alvorada começa há mais de trinta e cinco anos, quando minha mãe vinda do interior, conseguiu aqui contrato como professora. Moradora de Porto Alegre, eu encantava-me com as histórias que ela contava da cidade e sempre que podia participava das atividades escolares.
Depois de formada, elegi Alvorada para trabalhar pelas raízes que sempre me ligaram a esta terra, mas com tristeza percebia o preconceito que moradores ou trabalhadores da cidade são vítimas, apenas pelo fato de dizerem que moram ou trabalham em Alvorada.
Mas não é só de fora que vem o problema.
Por vários anos trabalhei com alunos do 4º ano (3ª série) e sempre que começava a falar sobre Alvorada e seus pontos turísticos, recebia risos e perguntas como “Alvorada tem pontos turísticos?”. Desenvolvia meu trabalho voltado a resgatar esta questão e mostrar para todos como nossa cidade é linda.
Hoje, como professora de 5º ano, e fundamentando minhas práticas pedagógicas para a proposta de Freinet, onde as aulas-passeio são fundamentais para o aprendizado do aluno, entendo que não tem sentido mostrar a história e as origens das outras cidades se não conhecermos a nossa.
 Quero que meu aluno sinta-se orgulhoso de ser alvoradense e acredito que o preconceito é fruto da ignorância. Só fala “mal” de Alvorada quem não conhece.
Pensando em tudo isso, idealizei este projeto: “EU AMO MUITO ALVORADA”, que tem o claro objetivo de resgatar aspectos históricos da cidade, seus pontos turísticos e acima de tudo a autoestima da criança alvoradense e por consequência de toda sua população.
Para isso, além do que é desenvolvido em sala de aula está sendo feito todo um processo de divulgação no meu blog e nos jornais da cidade. Quero que meu aluno fique orgulhoso de se ver, de ver o seu trabalho divulgado, de levar para casa e poder mostrar para seus pais e familiares.
Quem conhece, cuida, preserva... É a nova geração de Alvorada aprendendo a amar a sua terra.

Família na Escola


Nessa semana que reuniu duas datas importantes do nosso calendário, propus convidar as famílias de meus alunos para virem até a Escola e compartilharem com a turma os diferentes aspectos das suas profissões.
Tratou-se de uma oportunidade de estimular a maior participação dos pais na vida escolar de seus filhos e valorizar o papel da educação, além de fortalecer a integração entre a instituição e a comunidade.

Para saber:
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem a greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória aos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.
No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1924 por um decreto do presidente Artur Bernardes.

No Alice de Carvalho tivemos a presença de 


No Érico Veríssimo contamos com a participação de 

Dia da Educação-28 de abril

O processo da educação inicia com a família, quando os pais ensinam a seus filhos o que acreditam ser certo, como devem se comportar e respeitar as outras pessoas.
É o começo da formação da criança. Diariamente ela é preparada para a vida em sociedade.
Mais tarde surge a escola, onde é iniciada a instrução da criança, o local onde ela vai adquirir conhecimentos de diferentes áreas do saber. É papel da escola dar continuidade ao processo que foi iniciado pela família, educando a criança para a vida, através da disciplina, das responsabilidades e do estímulo ao exercício da cidadania.
A boa educação é a base de uma nação consciente de seus direitos e deveres.
Cabe a escola, principal agente formal da educação, celebrar este dia como data importante no seu calendário.
 Para isso planejei um dia repleto de atividades diferenciadas:
No início da manhã a exploração sobre o tema- O que é educação? 
 Depois a confecção de fantoches em sala de aula. 
Também teve Hora do Conto-Bullying na escola-Bater é malvadeza, que gerou debate em sala de aula e a organização de uma campanha de prevenção do bullying na escola.
Este projeto será desenvolvido ao longo do ano.
                                         Encerramos a manhã com a Palestra do PROCON.
À tarde, no Érico Veríssimo, também realizamos essas atividades, com exceção da palestra do PROCON. 
No lugar realizamos diversas atividades no pátio da escola, como rodas cantadas, brincadeiras e pintura com têmpera.
É uma proposta de celebrar de forma diferenciada o dia da Educação na Escola. 

Oficina de Bonecas Negras

Passeio aos pontos turísticos de Porto Alegre- Alice de Carvalho


No dia 26 de abril os meus alunos do 5º ano da E.M.E.F.Profª Alice de Carvalho realizaram um passeio de estudos aos principais pontos turísticos de Porto Alegre.
Os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Laçador, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, o Museu de Artes do Rio Grande do Sul e a Usina do Gasômetro, entre outros.
Como o tema de estudo do 5º ano em História é o Rio Grande do Sul, os alunos reforçaram o que já aprenderam e descobriram novas coisas que serão trabalhadas no decorrer do ano, quando puderam visitar lugares como o Memorial do RS, o Palácio Piratini, a Assembleia Legislativa, o Solar dos Câmara e o Museu Júlio de Castilhos.
Através do projeto desenvolvido por mim e com participação da profª Nilce Chrusciel, os alunos encantaram-se com tudo que viram e ouviram.
O projeto também inclui pesquisa sobre os locais visitados no Ambiente Informatizado da Escola, elaboração de trabalhos, construção e apresentação de maquetes dos principais pontos turísticos de Porto Alegre.
É a Escola oportunizando novas vivências para enriquecer o trabalho desenvolvido em sala de aula.


Divulgação...



Palestra PROCON no Alice de Carvalho


Na E.M.E.F. Profª Alice de Carvalho, após o trabalho em sala de aula sobre 15 de março, dia do consumidor, surgiu o interesse de buscar junto ao PROCON a possibilidade de palestras na Escola.
O PROCON é o local onde o consumidor pode fazer valer seus direitos, onde terá apoio sobre consumo consciente e sustentável e também quando tiver seus direitos violados. Tem como objetivo a proteção dos cidadãos em todas as relações de consumo.
O órgão já desenvolve um trabalho de esclarecimento, conscientização, educação e informação sobre direitos e deveres do cidadão enquanto consumidores.
Para isso, seus agentes visitam Escolas, dando orientações aos alunos como pequenos consumidores, divididos em faixas etárias.
Através das palestras e cartilhas levam a educação e informação aos estudantes como determina o Código de Defesa do Consumidor de forma organizada e didática.
Graças a um projeto desenvolvido por mim, a Escola recebeu a visita do Dr. Ricardo, representante do PROCON, e os estudantes do 5º ano a 7ª série da Escola, num total de 260 alunos, divididos em três dias de palestras, aprenderam dicas como realizar uma compra segura e ter seus direitos respeitados.
Todos os alunos receberam a cartilha “Pequenos Consumidores”, que é uma adaptação do CDC para crianças de seis a doze anos ou o “Manual do Consumidor Consciente”, que resume o conteúdo do Código de Defesa do Consumidor de maneira ilustrada e de fácil leitura para adolescentes e adultos.
A Escola agradece ao Dr. Ricardo pela excelente trabalho realizado e a Maria Teresa Severo, responsável por este projeto de atendimento às Escolas.
O debate continua em sala de aula e o primeiro questionamento que surge é a necessidade de nossa cidade também ter um PROCON, pois facilitaria muito a vida de toda a nossa comunidade, que não precisaria deslocar-se até Porto Alegre para buscar seus direitos.




Divulgação...



Gincana de Páscoa-Caça ao Ninho no Érico Veríssimo

No Colégio Érico Veríssimo foi proposta uma caça ao ninho.
Para tornar mais divertida essa atividade e ter uma chance de rever os conteúdos, planejei uma gincana, envolvendo oito colegas professores e funcionários da escola.
Toda a turma dirigiu-se a vice-diretora para receber a primeira dica e somente depois de responder corretamente a pergunta, os alunos receberam a indicação da próxima pessoa que deveriam procurar. 
Foram perguntas como: Qual o rio que abastece a nossa cidade? Quem faz o tratamento da água na nossa cidade? Qual a capital do nosso estado? Entre outras...
A última dica levou a turma até a sala de aula, mas chegando lá, a professora "recebeu" uma mensagem no celular do próprio Coelhinho que esperto havia escondido o ninho da criançada num cantinho próprio da turma.
 A corrida foi grande! E lá estava! Embaixo da árvore, na sombra que muitas vezes serve de abrigo para as atividades da nossa turma estava lá o ninho.
A alegria e o encantamento foram gerais! 

Todo dia 20 é dia de cultura afro-brasileira

Este ano resolvi seguir os passos de uma grande profissional, com quem tenho a honra de compartilhar as minhas manhãs no Alice de Carvalho e por sorte a minha vida por ser uma amiga querida de infância, reencontrada há poucos anos.
Trata-se de um projeto onde todo dia 20 de cada mês desenvolvo atividades sobre a cultura afro-brasileira.
Por que sempre no dia 20? Em homenagem a 20 de novembro, dia da Consciência Negra, data da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Mas principalmente para fugir das celebrações apenas no mês de novembro e estender a todo ano.
É claro que o assunto é transversal, interdisciplinar e está presente em todos os momentos na nossa sala de aula, mas entendo ser válido pontuar uma data específica para resgatar esta questão a fim de despertar a autoestima de nossos alunos.
No mês de março, além da hora do conto com a história As Tranças de Bintou foram lembradas mulheres negras famosas no Brasil e no mundo em diversos segmentos.
No mês de abril a hora do conto trazida foi Menina Bonita do Laço de Fita de Ana Maria Machado.
Acredito no poder da contação de histórias e entendo como fundamental a importância de nossos alunos conhecerem histórias com personagens negros como a maioria  que freqüenta  a nossa sala de aula.
Este projeto serve para conscientizar e refletir sobre a importância do povo africano na formação da cultura brasileira. Os negros africanos colaboraram muito durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos, religiosos e culturais de nosso país.  
É preciso valorizar!!!