FELIZ DAQUELE QUE FAZ O QUE AMA... EU FAÇO!!! 22 ANOS DE EXPERIÊNCIA E ENTUSIASMO DO PRIMEIRO DIA!!!

domingo, 12 de junho de 2011

Todo dia 20 é dia de cultura afro-brasileira

Este ano resolvi seguir os passos de uma grande profissional, com quem tenho a honra de compartilhar as minhas manhãs no Alice de Carvalho e por sorte a minha vida por ser uma amiga querida de infância, reencontrada há poucos anos.
Trata-se de um projeto onde todo dia 20 de cada mês desenvolvo atividades sobre a cultura afro-brasileira.
Por que sempre no dia 20? Em homenagem a 20 de novembro, dia da Consciência Negra, data da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Mas principalmente para fugir das celebrações apenas no mês de novembro e estender a todo ano.
É claro que o assunto é transversal, interdisciplinar e está presente em todos os momentos na nossa sala de aula, mas entendo ser válido pontuar uma data específica para resgatar esta questão a fim de despertar a autoestima de nossos alunos.
No mês de março, além da hora do conto com a história As Tranças de Bintou foram lembradas mulheres negras famosas no Brasil e no mundo em diversos segmentos.
No mês de abril a hora do conto trazida foi Menina Bonita do Laço de Fita de Ana Maria Machado.
Acredito no poder da contação de histórias e entendo como fundamental a importância de nossos alunos conhecerem histórias com personagens negros como a maioria  que freqüenta  a nossa sala de aula.
Este projeto serve para conscientizar e refletir sobre a importância do povo africano na formação da cultura brasileira. Os negros africanos colaboraram muito durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos, religiosos e culturais de nosso país.  
É preciso valorizar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário