FELIZ DAQUELE QUE FAZ O QUE AMA... EU FAÇO!!! 22 ANOS DE EXPERIÊNCIA E ENTUSIASMO DO PRIMEIRO DIA!!!

domingo, 25 de setembro de 2011

30 de setembro - São Jerônimo, Padroeiro de Alvorada

A meu pedido, meus alunos do 5º ano da E.M.E.F.Profª Alice de Carvalho receberam neste mês a visita da profª Hélia Salles para uma palestra sobre as religiões afro-brasileiras e sobre o padroeiro da nossa cidade.
            Quando visitaram a Praça Leonel Brizola, descobriram uma placa que informava ser São Jerônimo, o Padroeiro de Alvorada e por esse motivo surgiu a curiosidade de saber um pouco mais sobre o assunto.
            São Jerônimo é doutor da Igreja, nasceu na Dalmácia (Iugoslávia) no ano 342.  Jerônimo, que significa "que tem um nome sagrado", consagrou toda sua vida ao estudo das Sagradas Escrituras.             Por volta dos 40 anos foi ordenado sacerdote. É de São Jerônimo, a famosa tradução latina da Bíblia, chamada "Vulgata" (ou tradução feita para o povo ou vulgo) e que foi a Bíblia oficial para a Igreja Católica durante 15 séculos.  Foi viver na Terra Santa, numa gruta, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções  bíblicas, até falecer em 420, em 30 de setembro, com aproximadamente 80 anos de idade.
            É de São Jerônimo a célebre frase: "Ignorar as Escrituras, é ignorar a Cristo".
            A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o "Dia da Bíblia" no mês do seu aniversário de morte. 
            Conforme a profª Hélia, São Jerônimo na Nação Afro- brasileira é representado por Xangô. Historicamente ocorreu o sincretismo, a aproximação das “identidades" e  hoje muitos cultos afro-brasileiros comemoram o dia de Xangô no mesmo dia de São Jerônimo.  Xangô é o senhor da justiça, seu poder se manifesta na pedreira. E aqui um ponto de contato com a "versão" do santo católico, que também se retirou para uma vida de estudo numa gruta que, em imagens, se assemelha a uma pedreira. Seu símbolo é  o machado de duas faces. Relevante informação para compreender mais um ponto turístico da nossa cidade: a Cascata do Xangô.        
Os praticantes de religião de matriz africana comemoraram uma conquista no ano passado. Em cerimônia realizada no Salão Nobre da Prefeitura foi assinado documento de concessão de permissão de uso da área da Cascata do Xangô à Associação Afro Cultural e Beneficente de Matriz Africana São Jerônimo.
            Assim, é possível o uso da área da Cascata para fins específicos de utilização e projetos de preservação do patrimônio ambiental, cultural e histórico da religião de matriz africana e umbandista.
            Na oportunidade, a profª Hélia também falou que o culto aos Orixás (forças da natureza) veio da África trazido pelos negros, explicando para as crianças quais são e a relevância deles dentro da cultura afro-brasileira.
            A palestra da profª Hélia foi mais uma atividade dentro do projeto Eu AMO muito Alvorada, que visa resgatar o orgulho de ser alvoradense nas nossas crianças, mas também foi uma oportunidade para valorizar a cultura afro-brasileira na nossa cidade e um ponto turístico que além do significado que tem para a religião africana, deve ser preservado por sua importância ao meio ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário