FELIZ DAQUELE QUE FAZ O QUE AMA... EU FAÇO!!! 22 ANOS DE EXPERIÊNCIA E ENTUSIASMO DO PRIMEIRO DIA!!!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Estudando a imigração italiana...


Dando continuidade ao estudo sobre as imigrações, planejei  que meus os alunos visitassem as cidades de Farroupilha e Caxias do Sul.

O projeto elaborado por mim tem como objetivo que os alunos possam reconhecer a história, o trabalho dos imigrantes em terras gaúchas e suas contribuições à nossa cultura, visitando cidades de colonização italiana, após estudo do conteúdo em sala de aula e pesquisa sobre o assunto na internet. A atividade também contou com a presença da turma do 5º ano da profª Carolina Guedes do Colégio Érico Veríssimo.

Iniciaram a manhã do dia 02 de setembro conhecendo a Praça da Imigração Italiana em Nova Milano, 4º distrito de Farroupilha. Esta praça está situada na localidade que recebeu as três primeiras famílias de imigrantes italianos instalados no Rio Grande do Sul, em 1875. Nela há a réplica dos passaportes destes imigrantes, a Igreja Santa Helena da Cruz e a gôndola veneziana.

No Museu Municipal Casa de Pedra conheceram um acervo de utensílios, móveis e ferramentas domésticas, retratando a vida da colonização italiana, além de documentos e objetos da história de Farroupilha.

O almoço foi no Parque da Festa da Uva, onde as crianças tiveram a oportunidade de conhecer a réplica de Caxias em 1.885, o Monumento Jesus Terceiro Milênio e o Memorial Zambelli. No mirante encantaram-se com a vista panorâmica da cidade de Caxias do Sul.

À tarde visitaram o Museu Municipal, que em seis salas de exposição permanentes permite reconhecer os traços marcantes no processo de formação da cidade, através de diferentes ofícios e profissões demonstradas por ferramentas e equipamentos de trabalho, da vida doméstica e em família, da religiosidade e devoção católicas, do lazer e do artesanato. 

Na Igreja de São Pelegrino os alunos apreciaram os magníficos afrescos de Aldo Locatelli, a réplica da Pietà de Michelangelo, as portas de bronze, em alto relevo, que reproduzem a epopéia da colonização e o relógio das flores.

No Museu do Imigrante visitaram a exposição do trabalho relativo às mulheres caxienses e sua contribuição para a crescente evolução da cidade. Também conheceram o Monumento Nacional ao Imigrante, feito de bronze e medindo 4,5 m de altura, retrata o heroísmo e a luta dos imigrantes que abandonaram sua terra e vieram construir Caxias do Sul.

Na Universidade de Caxias do Sul, os alunos encantaram-se com o Aquarium, um conjunto de 21 aquários, somando aproximadamente 50.000 litros de água, que reúne para fins de exposição e estudo cerca de 2 mil indivíduos de 90 espécies. Além dos aquários as crianças aprenderam mais com painéis que retratam os ecossistemas aquáticos, enfatizando temas como a cadeia alimentar, o tempo de degradação do lixo no mar, o mapa múndi e os peixes do litoral do Brasil. Também participaram de atividades pedagógicas conduzidas pela monitora do local.


Foi um dia de muito aprendizado e possibilitou a convivência com os colegas das duas escolas, que já realizam troca de cartinhas num intercâmbio, que visa incentivar o prazer da leitura e escrita.
.
Fotos em breve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário