FELIZ DAQUELE QUE FAZ O QUE AMA... EU FAÇO!!! 22 ANOS DE EXPERIÊNCIA E ENTUSIASMO DO PRIMEIRO DIA!!!

domingo, 25 de setembro de 2011

Eu AMO muito Alvorada nos Festejos Farroupilhas...



            Meus alunos do 5º ano da E.M.E.F.Profª Alice de Carvalho e eu visitamos na quarta-feira, dia 14 de setembro, o CTG Sentinelas do Pago, um dos pontos turísticos oficiais da cidade.
            Na ocasião, o CTG guardava a Chama Crioula, que surgiu com o objetivo de enaltecer as tradições gaúchas. Em 1.947, um grupo de estudantes, liderados por Paixão Côrtes criou o Departamento de Tradição Gaúcha no Colégio Júlio de Castilhos. Na Semana da Pátria daquele mesmo ano, em Porto Alegre, esses jovens retiraram uma centelha do fogo simbólico e instituíram a criação das comemorações da Semana Farroupilha. Desde então, a Chama Crioula é um dos símbolos mais importantes da Semana Farroupilha e, anualmente, milhares de cavalarianos distribuem a centelha da chama por diversas cidades do Estado.
            Durante a manhã, as crianças, que foram recebidas pela 1ª Prenda Juvenil, Amanda, Tia Mariquinha, Chinoca Remida e a Coordenadora da Invernada Juvenil, Sra. Fabiana, ouviram atentas as histórias sobre o nosso estado, reforçando o que já haviam aprendido em sala de aula. Também tiveram oportunidade de conhecer a história da entidade, que neste ano completou 25 anos. Encantados, admiraram a Chama Crioula, que é a representatividade da força do povo gaúcho.
            O momento mais esperado foi a apresentação artística. Um grupo de 24 integrantes das invernadas do CTG apresentou diversas danças tradicionais do nosso estado. A manhã foi encerrada com a integração entre os grupos, mesclando os pares. Alunos que, na sua maioria, nunca haviam dançado danças gaúchas, aprenderam os primeiros passos do Xote Carreirinha. Foram momentos de diversão e muita cultura.
            As atividades do grupo que desenvolve o projeto Eu AMO muito Alvorada, incluíram a visita ao Acampamento Farroupilha Sócrates Carvalho de Oliveira, localizado na Praça João Goulart, no dia 16 de setembro.
Além da visitação aos piquetes foram recebidos com um delicioso lanche preparado pela D. Eva no Piquete do DTG Aconchego da Tradição da Escola Aberta Érico Veríssimo e pela prendinha Weyda Laguna, que cantou e declamou para os colegas. A Weyda, minha aluna do Érico já conhecia os colegas do Alice, porque sempre realizo atividades de intercâmbio entre as duas escolas. Para encerrar a manhã os alunos assistiram uma maravilhosa palestra sobre cultura gaúcha com o tradicionalista Sérgio Spier. 
            A participação dos alunos em eventos como esses, além de reforçar o amor pela cidade, possibilita o aprendizado sobre a nossa história, o resgate de valores de vida e a preservação da cultura gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário