FELIZ DAQUELE QUE FAZ O QUE AMA... EU FAÇO!!! 22 ANOS DE EXPERIÊNCIA E ENTUSIASMO DO PRIMEIRO DIA!!!

sábado, 2 de outubro de 2010

Experiência com ossinhos...

Em mais uma participação da profe Maitê na nossa sala (Sempre bem-vinda!!!), tivemos a oportunidade de realizar uma experiência com ossinhos de galinha. O assunto era sistema locomotor...
Em postagem anterior já havia mencionado que havíamos colocado ossinhos num pote com vinagre e deixaríamos alguns dias para sabermos o resultado.
O tempo passou e ontem a profe Maitê compareceu na nossa sala para revelar o "segredo" para meus alunos.
Expectativa total!!! Alguns sabiam a resposta, porque perguntaram para os pais. Que legal!!! É a família participando das nossas atividades!!!
Cheios de curiosidade, todos queriam pegar os ossinhos para verificar... E descobriram que realmente os ossinhos estavam moles!!! Que descoberta!!!

O resultado...
A acidez do vinagre retirou dos ossos os minerais da sua composição. Essas substâncias, principalmente o cálcio, são responsáveis pela rigidez dos ossos, necessárias para sustentar o peso do corpo. Quando deixamos apenas o colágeno, o osso perde a rigidez e fica maleável, quase elástico.
Fonte: Revista Ciência Hoje das Crianças

Portanto, vamos incluir alimentos ricos em cálcio na nossa alimentação. Vocês que estão na fase de crescimento não podem deixar de tomar muito leite, que é rico nessa substância!!!
Com os alunos do Érico a descoberta havia acontecido alguns dias antes, mas as reações foram iguais. Não resistiram e foram dividir sua descoberta com profissionais da Escola!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário