FELIZ DAQUELE QUE FAZ O QUE AMA... EU FAÇO!!! 22 ANOS DE EXPERIÊNCIA E ENTUSIASMO DO PRIMEIRO DIA!!!

domingo, 21 de agosto de 2011

Concertos Legais da OSPA

Até agosto de 2.011 todas as escolas brasileiras deverão contar com o ensino de música. Isso está previsto na Lei 11.769, de 18 de agosto de 2.008, que torna obrigatório o ensino musical nas escolas, sem que haja necessidade de formação específica do professor, visto a música ser uma prática social.
No Colégio Estadual Érico Veríssimo isto já é uma realidade.
Através de um projeto desenvolvido por mim, os alunos desenvolvem o estudo de diferentes disciplinas através da música.
Uma das atividades deste trabalho foi a participação dos alunos no Projeto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre de Educação Musical Aplicada_POEMA, que realiza a série “Concertos Legais”. Os Concertos Legais consistem em concertos didáticos, voltados para professores e alunos do ensino fundamental e médio, que visam oportunizar um contato mais direto e educativo com a música da orquestra.
No evento além da turma dos meus alunos de 5º ano foram convidadas as turmas de 3º ano do profº Antônio Marcos Oliveira e 4 º anos da profª Marta Iolanda da Rosa.
As crianças encantaram-se com as acomodações do prédio da Reitoria da UFRGS (local do evento), com a presença de um grande número de músicos no palco e os diferentes instrumentos, mas nada superou a alegria de ouvir as músicas executadas ao vivo.
Tiveram a oportunidade de apreciarem obras como: Trenzinho do Caipira das Bachianas Brasileiras Nº 2 de Villa Lobos, Young Person’s Guide to the Orchestra de B. Britten, Sinfonia dos Brinquedos de F. J. Haydn, Fanfarra para um Homem Comum de Aaron Copland e Tema do Superman de J. Williams.
De todas as escolas presentes no evento foram escolhidos duas crianças para subirem ao palco e imaginem a emoção quando Ezry Hellen Dias de Farias, representando o Colégio Estadual Érico Veríssimo teve a oportunidade de “reger” a orquestra com o apoio do Maestro Manfredo Schmiedt. Um momento inesquecível para a aluna e para todos os integrantes da Escola.
Este é o papel da Escola: oportunizar um mundo de descobertas, de conhecimentos novos. Através da música é possível desenvolver a criatividade, a sensibilidade, a integração entre os alunos, tornando a Escola um ambiente mais prazeroso.






Divulgação...



Nenhum comentário:

Postar um comentário