FELIZ DAQUELE QUE FAZ O QUE AMA... EU FAÇO!!! 22 ANOS DE EXPERIÊNCIA E ENTUSIASMO DO PRIMEIRO DIA!!!

domingo, 21 de agosto de 2011

Imigração alemã- Visitando São Leopoldo...


 No dia 4 de agosto, os alunos do 5º ano da EMEF Profª Alice de Carvalho visitaram a cidade de São Leopoldo, berço da colonização alemã no Brasil, título recebido em 4 de março de 2.011 pela lei nº 12.394.  
            Através do projeto desenvolvido por mim e com a participação da profª Nilce Chrusciel, os alunos que já estavam desenvolvendo o estudo em sala de aula sobre as imigrações, tiveram a oportunidade de conhecer onde tudo começou.
            Foi um dia repleto de atividades na cidade que em 25 de julho comemorou 187 anos.
            Os alunos visitaram a Praça do Imigrante, atravessaram a ponte 25 de julho sobre o rio dos Sinos, além de conhecerem a Igreja Matriz, a Prefeitura e a Câmara Municipal.
            Ainda no centro da cidade visitaram a Sociedade Orpheu e encantaram-se com a beleza do primeiro clube social do Brasil, onde os imigrantes reuniam-se para praticar coro orfeônico.
            Encerrando a manhã conheceram o Museu Municipal Visconde de São Leopoldo, onde foram recebidos pelo seu diretor, Sr. Marcio Linck. Fundado em 1959, o Museu possui acervo histórico com mais de mil peças e biblioteca com oito mil volumes sobre história, geografia, artes, folclore e tradição do Rio Grande do Sul e imigração alemã.
            O almoço foi realizado no Parque da Imperatriz, grande área verde de lazer, onde além do contato próximo à natureza, tiveram chance de brincar e divertir-se na pracinha e em aparelhos de ginástica disponíveis à população.
            A tarde iniciou com a visitação na Casa do Imigrante, antiga Feitoria do Linho Cânhamo, onde os primeiros imigrantes foram acolhidos. Recepcionados pela monitora Edelaine, conheceram salas temáticas que recriam os primeiros tempos desse povo que ali chegou.
            Encerrando o dia visitaram o Museu do Trem e acompanhados pela monitora Gisele, puderam compreender a importância do transporte ferroviário para o desenvolvimento da cidade.    As crianças encantaram-se com a oportunidade de entrar num vagão do trem e na Maria Fumaça.
            Foi um dia repleto de descobertas e aprendizado sobre esse povo que junto com índios, portugueses, negros e tantos outros ajudaram a construir nosso estado e país.



Divulgação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário