FELIZ DAQUELE QUE FAZ O QUE AMA... EU FAÇO!!! 22 ANOS DE EXPERIÊNCIA E ENTUSIASMO DO PRIMEIRO DIA!!!

domingo, 21 de agosto de 2011

Eu AMO muito Alvorada- Capela de Santo Onofre



                Em mais uma atividade do projeto Eu AMO muito Alvorada, planejei a visita de meus alunos  à Capela de Santo Onofre, um dos pontos turísticos oficiais da nossa cidade.
                Recebidos pela Sra. Almerinda, moradora no local há mais de 40 anos, os alunos ouviram atentos as histórias por ela contada. Na memória de D. Almerinda, a Capela foi construída como pagamento de uma promessa alcançada pelo Sr. Odone, proprietário das terras. Também conta que anos mais tarde ele reformou todo o local para comemoração do 50º aniversário de seu casamento. Ela lembra que após a Missa ocorreu grande festa no salão que fica ao lado da capela.
                Grandes festas eram comuns nesse salão, que também abrigou uma escola, onde D. Almerinda trabalhou como merendeira. Chegou a levá-los na pequena peça onde preparava a alimentação dos pequenos.
                No prédio maltratado pelo tempo, ela contou aos alunos que naquele local eram ministradas aulas para os primeiros anos escolares e que as professoras chegavam de carroça, o que causou espanto nas crianças. Também relata que ali funcionou o anexo da E.M.E.F.Profª Guilhermina do Amaral, o que foi confirmado pela atual diretora, Sra. Delair de Oliveira Costa Rodrigues.
                A Capela de Santo Onofre é mais um recanto da nossa cidade que merece ser redescoberto e valorizado e D. Almerinda, a história viva do que ali passou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário