FELIZ DAQUELE QUE FAZ O QUE AMA... EU FAÇO!!! 22 ANOS DE EXPERIÊNCIA E ENTUSIASMO DO PRIMEIRO DIA!!!

sábado, 28 de agosto de 2010

Admiração por colegas...

Nos últimos dias tenho ficado muito feliz com o trabalho de algumas colegas!!!
 Sei que todas nós fazemos nossas atividades em sala de aula, mas acredito que precisamos compartilhar com os demais. Sempre defendi a ideia de que é fundamental mostrar o que se faz, por diversos motivos: valorização do teu trabalho (Por que não???) e do teu aluno (Principalmente!!!)... Numa exposição de trabalhos é o teu aluno que está lá, ele é a vitrine do teu trabalho. Quantas horas ele precisou de estudo e preparação para chegar ali e expor tudo o que aprendeu e realizou na Escola??? Como eles se sentem felizes em demonstrar tudo o que sabem e contam orgulhosos quantas pessoas os ouviram. Por isso numa Mostra de Trabalhos faço questão de passar em todas as bancas, ouvindo o que os alunos têm para contar. Eles se sentem valorizados e já me confessaram que adoram explicar para professores, pois sabem que provavelmente o profe já conhece aquele assunto, um motivo a mais para eles mostrarem todo o seu conhecimento.
Mas a exposição dos trabalhos gera o que chamo de "Corrente do Bem". No momento que eu vejo o que o meu colega está fazendo, isso me dá novas ideias para adaptar a minha realidade.
Foi o que aconteceu essa semana. A Profe Thaís, a quem admiro e respeito, me contou sobre um Projeto que está desenvolvendo com seus alunos, os queridos do 1º ano... A Sacola do Choco... UM AMOR!!!
Choco é um pintinho órfão que busca uma nova mãe. A história é linda e maravilhosa foi a ideia da profe Thais em produzir um Choco. Encomendou um bichinho de pelúcia a partir da ilustração do Choco no livro. Ficou lindo!!! Mas tem muito mais... Criou uma sacola com livrinhos, que chamaram de Sacola do Choco... Cada dia um aluno leva a Sacola para sua casa com o Choco, os livros e um diário, onde é proposto que os pais leiam um livrinho para seus filhos e que tratem o "visitante" com muito cuidado, porque é um novo amiguinho... Imaginem o sucesso!!! Li o relato de uma mãe que conta que toda a família compartilhou esse momento de leitura e que o Choco "ouviu" com atenção e participou de todas as atividades da família, inclusive jogando videogame!!! Ah!!! Essa família tirou até fotos para registrar a visita do Choco!!! Nossa, que trabalho maravilhoso!!! Fiquei encantada com a riqueza de possibilidades e, desde que soube, sou a "propagandista" número 1 da Profe Thaís, que sempre enxerguei ser capaz de maravilhas como essa!!! As crianças estão ansiosas para levar o Choco para suas casas, mas também por esse momento de entrosamento familiar que a leitura vai proporcionar. Profe Thaís, parabéns pela tua ideia e tenhas certeza que  irá multiplicar-se. Como acredito que todas as ideias boas devem ser socializadas e imitadas (Por que não???), já fiz uma adaptação para a minha série e junto com meus alunos criamos a Bolsa da Leitura. Mas isso é assunto para outra postagem. Aguardem!!!
Da mesma forma gostaria de parabenizar a Profe Solange pela iniciativa de proporcionar momentos únicos para a galera da 8ª série e Ensino Médio. A Profe Solange após trabalhar em sala de aula com vários textos do Davi Coimbra, reuniu seus alunos e os levou até a redação da Zero Hora para entrevistar o autor. Imaginem a maravilha desse trabalho!!! Contato direto com o autor... Ouvir da boca dele o que ele quis passar com aquele texto... Que incentivo à leitura!!! Que descoberta de um mundo novo!!! Quantos alunos não saíram de lá decididos em estudar mais para também trabalharem num universo assim??? Profe Solange, parabéns pelo teu trabalho e a iniciativa de oportunizar aos teus alunos atividades diferenciadas.
Cito essas duas colegas, porque fiquei sabendo de seus trabalhos nos últimos dias, porque elas mostraram o que fizeram e porque acredito exatamente nesse tipo de trabalho. Emocionar meus alunos através de atividades diferentes... Fazer com que meu aluno queira vir para a Escola, porque é um lugar em que sempre acontecem coisas novas!!!
Parabéns novamente e que a "Corrente do Bem" se propague em todas as Escolas...

Ah!!! As fotos abaixo mostram os meus alunos entregando livrinhos para a Profe Thais e seus aluninhos do 1º ano... 
Contribuição com a Sacola do Choco e incentivo a esse trabalho maravilhoso!!!

Um comentário:

  1. Lisi
    Obrigada pelas palavras e elogios!! Fico muito feliz!!!
    Obrigada,também,pelo seu apoio e de seus alunos!!
    Um grande beijo,
    Thais

    ResponderExcluir