FELIZ DAQUELE QUE FAZ O QUE AMA... EU FAÇO!!! 22 ANOS DE EXPERIÊNCIA E ENTUSIASMO DO PRIMEIRO DIA!!!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dia do Estudante

O dia 11 de agosto começou em ritmo de festa, afinal era o dia do estudante! No dia anterior os alunos do Érico já haviam preparado cartões para os amigos do Alice parabenizando pela data e comentando sobre a importância de ser estudante. O início da aula foi uma surpresa!!! Eles ficam encantados quando recebem notícias de seus colegas e ansiosos para novos contatos e encontros. Por eles, o intercâmbio aconteceria todas as semanas. Também ficam super curiosos querendo saber se o amigo vai no próximo passeio e vibram se descobrem que irá...É muito gratificante ver que estamos conseguindo construir essas amizades, fortalecendo vínculos de união e carinho, quando no início meu objetivo maior era incentivar a produção de textos de uma forma diferente.
A alegria dos alunos do Érico ao receberem os cartões não foi diferente. Todos ansiosos e felizes com o carinho dos seus amigos. Mas no Colégio Érico Veríssimo, até por uma questão de termos mais tempo, havíamos pensado numa atividade diferente. No início da semana propus para os colegas professores dos anos e séries iniciais e direção da escola que fizéssemos, após o recreio, oficinas com atividades de recreação. Atividades simples, em forma de circuito, com duração de quinze minutos cada, mas com o objetivo claro de festejar esta data tão importante para nossos alunos. Todos apoiaram a ideia!!! Projeto feito... A Profe Thais ficou responsável pela oficina de massinha de modelar, a Profe Rúbia com a dança, o Profe Antônio com a pintura com têmpera, a Profe Marta com o teatro de fantoches (dois grupos de alunas minhas apresentaram "Patinho Feio" e "Chapeuzinho Vermelho") e eu na pracinha. Tudo muito simples, exatamente como acredito, mas feito com carinho e boa vontade! Vontade de ver o entusiasmo deles participando das oficinas e ansiosos em descobrir o que fariam na próxima, felizes em celebrar uma data que talvez hoje eles ainda não tenham a real dimensão da importância que tem, mas que nós enquanto educadores precisamos valorizar. Foi um dia muito feliz!!!
Para aprendermos um pouquinho mais sobre a origem do Dia do Estudante...



"No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de Ciências Jurídicas e Sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927."











Um comentário:

  1. Parabéns Professora Lisiane pela dedicação. O mais difícil na vida é dar o primeiro passo. Tenho certeza que para ti isso não é impecilho, por isso continue contagiando as pessoas que estão próximas com teu entusiasmo.

    ResponderExcluir