FELIZ DAQUELE QUE FAZ O QUE AMA... EU FAÇO!!! 22 ANOS DE EXPERIÊNCIA E ENTUSIASMO DO PRIMEIRO DIA!!!

domingo, 22 de agosto de 2010

São Leopoldo...Estudando a imigração alemã...

No dia 19 de agosto realizamos o passeio a São Leopoldo, planejado desde o início deste blog. Foi um dia intenso, de muito aprendizado e muita vivência... Exatamente o que acredito!!! Meus alunos tiveram a oportunidade de ver de perto tudo o que durante semanas foi trabalhado em sala de aula. Fiquei muito orgulhosa deles!!! Demonstraram muito conhecimento e atitudes de quem está acostumado a realizar atividades diferenciadas, o que causou espanto inclusive aos monitores dos lugares que visitamos. É nisso que acredito!!! Uma criança que tem essas experiências sabe portar-se em qualquer lugar, demonstrando respeito e sendo capaz de fazer interações com seus mediadores de forma crítica, inteligente e construtiva. Não posso esquecer de agradecer a presença da Jany, guia de turismo que nos acompanhou durante todo o dia e contribuiu muito para o sucesso deste projeto. Na despedida, as crianças entregaram cartões e um "mimo" em agradecimento a toda a sua dedicação. Foi um dia inesquecível para meus alunos e para mim!!!
Lugares que visitamos:
*Estação São Leopoldo do Trensurb;
*Museu do Trem (Visita monitorada pela Gisele, que deu um show de competência!!! Lá meus alunos puderam inclusive entrar nos vagões...A Claudia, coordenadora do Museu, também veio nos prestigiar e conhecer meus "pequenos"!!!);
*Centro Histórico da cidade (Visita guiada pela Jany. Conhecemos o Colégio São José, a Rodoviária, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, a Praça Tiradentes, a Prefeitura Municipal, a Praça do Imigrante, a Câmara Municipal...O trabalho da Jany foi maravilhoso!!!);
*Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (Fomos atendidos pela Camila, assistimos vídeos e a Jany continuou a apresentação do lugar);
*Parque da Imperatriz (Um lugar lindo que a Jany nos indicou!!! Fizemos o piquenique de almoço, as crianças brincaram na pracinha e mais tarde fizemos uma trilha ecológica com o monitor Lucas, que nos levou até a margem do Rio dos Sinos, no lugar onde é captada a água para ser tratada pelo SEMAE.);
*Casa do Imigrante (Outro lugar maravilhoso, cheio de história, onde fomos recepcionados pelo profº Marcos, que guiou nossa visitação);
*Instituto Martim Pescador (O ponto alto do passeio!!! Uma hora e meia navegando numa sala de aula flutuante pelo Rio dos Sinos, guiados pelo Wesley, que deu um show de conhecimento e interação com as crianças!!! Parabéns!!!)
São Leopoldo, uma cidade linda que tem muita história para contar!!!
Obrigada a todas as pessoas que tornaram esse dia tão especial para meus alunos e para mim!!!