FELIZ DAQUELE QUE FAZ O QUE AMA... EU FAÇO!!! 22 ANOS DE EXPERIÊNCIA E ENTUSIASMO DO PRIMEIRO DIA!!!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Música na Escola...

Até agosto de 2.011 todas as escolas públicas e particulares deverão contar com o ensino de música em sua grade de disciplinas. Isso está previsto na Lei 11.769, de 18 de agosto de 2.008, que alterou outra Lei, de número 9.394, de 20 de dezembro de 1.996 (LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação).
O texto torna obrigatório o ensino musical nas escolas, sem que haja necessidade de formação específica do professor, visto a música ser uma prática social e que no Brasil existem diversos profissionais atuantes nessa área sem formação acadêmica ou oficial em música e mesmo assim são reconhecidos nacionalmente.
Segundo Helena de Freitas, coordenadora-geral de Programas de Apoio à Formação e Capacitação Docente de Educação Básica no Ministério da Educação: “A lei não torna obrigatório o ensino em todos os anos, e é isso que será articulado com os sistemas de ensino estaduais e municipais. O objetivo não é formar músicos, mas oferecer uma formação integral para as crianças e a juventude. O ideal é articular a música com as outras dimensões da formação artística e estética.”
O MEC recomenda que, além das noções básicas de música, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, os alunos aprendam cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para, assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil.
A música é um poderoso instrumento para beneficiar o sistema educacional, pois além de proporcionar educação ao aluno, através da história da música, seu contexto político, geográfico e cultural, o ensino em prática, como o canto e conhecimento sobre os instrumentos, propicia um melhor desenvolvimento cognitivo da criança. Acredito que sendo a Educação Musical obrigatória e presente em todas as escolas, com certeza a Educação no Brasil vai melhorar muito, por isso a necessidade de implantarmos um projeto permanente na nossa Escola.
Em função disso, hoje iniciei nas duas Escolas em que trabalho, o Projeto Música na Escola. 
Iniciei descobrindo as músicas preferidas de meus alunos (pedi que listassem as cinco preferidas).
Depois apresentei para eles a letra da música Frère Jacques, informando-lhes que era uma canção de ninar francesa.
No mapa mundi localizamos onde estávamos (cidade, estado, país e continente).
Também apontei onde ficava a França, país de origem da música e para minha surpresa, muitos deles sabiam a capital e o continente em que fica.
Para compararem, coloquei a versão em português e juntos cantamos.
Rapidamente eles reconheceram a melodia da canção "Meu lanchinho", que muitos aprenderam ainda muito pequenos.
Apresentei para eles outra versão: "Os dedinhos" da Eliana.
Depois disso realizamos a apreciação musical de uma gravação da música Frère Jacques.
A versão além da orquestra, também é cantada e bem animada.
Foi um sucesso!!!
Meus alunos adoraram!!!
Depois cantamos a música em uníssono e cânone.
As crianças amaram!!!
Atentos, eles encantaram-se com a possibilidade de cantar uma música numa outra língua (francês), de uma forma bem dinâmica (cânone) e ainda por realizarem a apreciação musical de um estilo de música diferente do que estão acostumados a ouvir.
Hoje foi a 1ª parte deste projeto que pretendo realizar durante todo o 2º semestre deste ano.
Muitas ideias já foram colocadas no projeto inicial, mas a julgar por hoje (o envolvimento e encantamento de meus alunos), um universo de possibilidades está a nossa frente!!!


Um comentário:

  1. Oi amiga, estou com muita saudades de ti, de nossas conversas e trocas. Aqui é tudo muito bom e intenso e vejo que o quanto ainda temos que aprender aí. Como tu mesmo falas: o arroz com feijão todo mundo faz...
    As aulas aqui não são de faz de conta, o pessoal leva muito a sério. Porém percebe-se o grande respeito com que nos tratam. Adoro olhar o teu blog, muitas vezes é a forma que tenho de matar as saudades. Está cada vez mais lindo, ainda não aprendi a colocar as imagens nas colunas laterais, mas sou teimosa e loguinho descubro. Bjs em ti e na criançada.

    ResponderExcluir