FELIZ DAQUELE QUE FAZ O QUE AMA... EU FAÇO!!! 22 ANOS DE EXPERIÊNCIA E ENTUSIASMO DO PRIMEIRO DIA!!!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Oficinas de Folclore no Érico...


. "Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou." (Marcelo Xavier).

No Brasil, o dia do folclore é comemorado em 22 de agosto. Nosso folclore é um dos mais ricos do mundo devido à contribuição dos povos que ajudaram a construir nossa nação, como índios, africanos e europeus. Dessa mistura nasceram histórias e personagens fantásticos que povoam a nossa imaginação.
A Escola deve desenvolver atividades pedagógicas em torno do folclore, com o objetivo claro do resgate das nossas raízes, sem esquecer que folclore não é só passado. Ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
Numa época em que as famílias têm tão pouco tempo para seus filhos, nós educadores precisamos contribuir na formação de cidadania e de nacionalidade do nosso aluno, aproveitando o rico e variado mundo do folclore para valorizar a nossa cultura.

Acreditando nisso, no dia 23 de agosto, segunda-feira, realizamos no Colégio Érico Veríssimo as Oficinas de Folclore. Tudo muito simples, mas com o objetivo de resgatar e valorizar manifestações da nossa cultura através da prática de atividades que já estão esquecidas. 
Num primeiro momento meus alunos deveriam apresentar um teatro de fantoches com as lendas do nosso folclore. Eles leram as histórias e depois reescreveram transformando num texto próprio para teatro. As apresentações foram muito legais! Apresentaram Lobisomem, Saci e Cuca, Boitatá, Curupira e a Passageira Fantasma. Através de votação escolhemos dois grupos para apresentarem seus trabalhos no dia do evento. A partir disso definimos as oficinas que seriam realizadas:
* Teatro de fantoches;
*Cantigas de Roda;
*Brincadeiras Infantis;
*Amarelinha.
Conversa com colegas profes, aprovação da ideia, projeto desenvolvido... 
Chegou a hora!!!! Meus alunos agruparam-se e definiram as oficinas que gostariam de desenvolver.  Todos muito participativos e dispostos a compartilhar!!!  
 Todas as turmas do CAT (Currículo por Atividades) participaram!!! Meus alunos eram os monitores!!! Quanta responsabilidade!!! Estavam eles lá, identificando-se, colocando suas propostas, seus objetivos, verbalizando suas ideias, compartilhando o que sabiam e gerenciando as atividades... Que orgulho!!! Meus "pequenos" eram jovens professores... 
Os colegas profes das turmas das séries iniciais (Obrigada a todos!!!) estavam presentes, preparando seus alunos para a atividade e dispostos a contribuir, a renovar, a partilhar, a serem felizes!!!! 
Que momentos lindos!!! Os profes "brincando" com seus alunos, jogando o "Pirulito", "Escravos de Jó", pulando Amarelinha ou brincando de Cantigas de Roda... 
Fiquei muito feliz em ver o envolvimento de meus alunos, dispostos a interagirem com todos... 
Muito gratificante ver os alunos da 4ª série preocupados em compartilharem esse momento com os outros colegas de todos os anos e séries... Solidariedade, paciência, dedicação!!!
Momentos únicos e mágicos... Muita alegria e aprendizado...
 Crianças e profes felizes com mais essa experiência!!!

Um comentário:

  1. Parabéns a professora Lisiane que teve a iniciativa de mobilizar os colegas do Colégio Érico Veríssimo para propiciarem aos alunos do CAT momentos de aprendizagem prazerosos. Parabéns a todos e continuem na busca de novos caminhos que transformem a escola no lugar preferido das nossas crianças.

    ResponderExcluir